Perdas na Páscoa: todo cuidado é pouco

Read Time:2 Minute, 52 Second

Sugestão de pauta: Varejo l Empresas l Negócios l Gestão

 

PÁSCOA VEM AÍ…AS PERDAS TAMBÉM

 

Para reduzir as perdas na Páscoa, Uilton Ungarello, da Solutions four Business (S4B) sugere algumas medidas de prevenção para que a movimentação de clientes na loja não se torne uma dor de cabeça

 

Março de 2024 – A primeira grande data de vendas no varejo brasileiro no ano está logo aí. A Páscoa ocorre no dia 31 de março e a expectativa dos supermercados é que o consumo dos principais produtos da época tenha um aumento entre 13% e 15%, como projeta a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Além dos tradicionais ovos de chocolate, as vendas de alimentos como peixe, bacalhau e azeite devem crescer neste ano, respectivamente, 13,9%, 12,9% e 24,7%, em comparação a 2023. Os bons números, porém, podem ser surpreendidos pelas perdas, registradas especialmente por conta dos casos de furtos e avarias de produtos nas lojas.

 

Números não oficiais apontam que, em média, as perdas com chocolates, carnes e cervejas, por exemplo, crescem até 20% na Páscoa. “O chocolate é o grande destaque do período, mas as reuniões de amigos e festas familiares acabam por gerar uma demanda maior de carnes e bebidas. E, infelizmente, tem muita gente mal-intencionada querendo aproveitar as aglomerações nas lojas para promover suas ações de furtos e fraudes”, explica Uilton Ungarello, diretor da Solutions four Business (S4B – www.sfourb.com), empresa que oferece uma série de soluções e serviços com meta para escalar o negócio, otimizar processos e melhorar a experiência dos clientes.

 

Para reduzir as perdas na Páscoa, Ungarello sugere algumas medidas de prevenção para que a movimentação de clientes na loja não se torne uma dor de cabeça. “Monitorar as principais áreas de exposição de produtos é mandatório, especialmente aquelas que reúnem os de alto valor agregado. Se não há sistemas de CFTV, que são recomendáveis para qualquer varejista, é preciso atentar-se ao comportamento dos visitantes, com foco principalmente naqueles que carregam mochilas e sacolas grandes”, afirma.

 

Ungarello sugere também que a equipe de prevenção de perdas seja reforçada nos dias que antecedem a Páscoa. E que toda e qualquer abordagem, caso seja realmente necessária, ocorra com muita cautela pelos profissionais de segurança. “Uma ação, com erros, pode gerar enormes transtornos judiciais e de reputação à empresa. Os sistemas de monitoramento, especialmente aqueles no PDV, podem auxiliar o varejista para qualquer ação fraudulenta”, explica o executivo.

 

O diretor da S4B argumenta que a melhor maneira de prevenir perdas no varejo, independentemente das datas comemorativas, é investir em soluções tecnológicas de proteção eletrônica, oferecer treinamento constante aos colaboradores e manter os processos bem ajustados. “Tudo isso reflete na eficiência operacional da loja. Como fornecedores de tecnologias e serviços, estamos sempre prontos para gerar lucratividade às empresas a partir de soluções inovadoras e customizadas para qualquer varejista”, afirma Ungarello.

_______________________________________________________

 

SOBRE A S4B (www.sfourb.com)

A S4B (Solutions four Business) surgiu em 2023 com o objetivo de prestar os melhores serviços com agilidade e prontidão com as mais adequadas soluções de acordo com cada negócio. A empresa tem um DNA inovador e atua com foco no tripé produtividade, lucratividade e inovação, além de oferecer soluções 360º buscando excelência em design, qualidade, serviço e rentabilidade para os seus clientes.

_______________________________________________________

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SOLUTIONS FOUR BUSINESS

Agência Hori (www.agenciahori.com.br)

Helder Horikawa (helder@agenciahori.com.br); (11) 99841-1594