Em 2024, o Brasil já atingiu o número de mais de 920 mil possíveis casos de dengue, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses. Desses, por enquanto, quase 419 mil foram confirmados, assim como mais de 180 óbitos. Outras mais de 600 mortes estão em investigação no momento.
Neste cenário, as vacinas contra a doença são consideradas uma prioridade em saúde pública, mas seu desenvolvimento tem enfrentado desafios por conta da existência de diferentes sorotipos do vírus. Hoje, as primeiras doses da vacina contra a dengue (QDenga) estão sendo administradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos, em 521 municípios brasileiros.
Para discutir o assunto, a Associação Paulista de Medicina (APM) promove um webinar gratuito com o tema “Dengue: Estado Atual e Perspectivas” no dia 6 de março (quarta-feira), às 19h30. Os palestrantes convidados são Ana Sartori, médica infectologista e professora associada do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e Carlos Magno, diretor e professor Titular da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), além de presidente da Sociedade Paulista de Infectologia.
Os especialistas discutirão a doença em si, o panorama brasileiro de enfrentamento à dengue e também as características das vacinas comercializadas atualmente, além do imunizante desenvolvido atualmente pelo Instituto Butantan. A apresentação é de Antonio José Gonçalves, presidente da APM, com moderação de Paulo Pêgo Fernandes e Marianne Yumi Nakai, ambos da Diretoria Científica da APM. A transmissão será ao vivo, pelo YouTube, e aberta a todos os públicos.
“A dengue está de volta com força total. Com o elevado número de casos e até mesmo óbitos, é hora de nos atualizarmos e discutirmos estratégias para lidarmos com a doença”, ressalta Marianne Yumi Nakai, moderadora do debate e diretora Científica adjunta da APM. “É um privilégio contarmos com a participação especial de dois especialistas de peso no Webinar APM do próximo dia 6 e poder discutir assuntos tão importantes com a sociedade, como o estado atual da epidemia, as vacinas e o que podemos fazer para enfrentarmos essa situação. Junte-se a nós!”.
Para assistir ao novo episódio, basta acessar o canal da APM no YouTube pelo endereço: https://www.youtube.com/live/GkiR6JNaUP0?si=VSVzAxHPIFSfR91r.
Sobre a Associação Paulista de Medicina (APM)
Representante dos médicos desde 1930, a Associação Paulista de Medicina está presente em todo o estado de São Paulo por meio de 70 Regionais. Além de contribuir com a elaboração das políticas de Saúde e qualificação da assistência médica, a APM luta para valorizar o médico nos sistemas público e privado de saúde. Promove diversas atividades de educação médica continuada, como eventos científicos e o Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM), e oferece serviços e benefícios aos associados e sociedade, incluindo o Residencial APM e o Hotel Fazenda APM. Saiba mais no site: www.apm.org.br
Serviço
Webinar APM
Tema: “Dengue: Estado Atual e Perspectivas”
Convidados:
- Profª. Dra. Ana Sartori, médica infectologista, professora associada do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e médica assistente do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais do Hospital das Clínicas da FMUSP.
- Prof. Dr. Carlos Magno, diretor e professor Titular da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), além de presidente da Sociedade Paulista de Infectologia.
Apresentação: Prof. Dr. Antonio José Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM)
Moderação:
- Prof. Dr. Paulo Pêgo, diretor Científico da APM
- Profª. Dra. Marianne Yumi Nakai – diretora Científica adjunta da APM
Data: 06/03 (quarta-feira)
Horário: das 19h30 às 21h
Link de transmissão: https://www.youtube.com/live/GkiR6JNaUP0?si=VSVzAxHPIFSfR91r
Confira os últimos episódios do Webinar APM em https://www.youtube.com/playlist?list=PLcS6sflwRh3vNiuLT0G8RDA_9fH5jUStw
Gratuito, aberto a todos os públicos