O mercado de franquias brasileiro registrou uma alta de 11,4% no terceiro trimestre de 2023. Dados da pesquisa trimestral de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o faturamento do setor passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior. Tornando-se uma opção atraente para empreendedores de diversas áreas, incluindo celebridades e ex-participantes do Big Brother Brasil.
Para ilustrar esse fenômeno, tomamos como exemplo a apresentadora Sabrina Sato (BBB3), sendo sócia de algumas redes de franquias em parceria com sua família. Entre essas empreitadas, destacam-se a Bom Beef Açougue, a Odonto Special e a Splash Bebidas Urbanas, cada uma delas representando um segmento diversificado de negócios. Outro caso é o de Thiago Abravanel com a rede de docerias ‘Nanica’, onde é sócio e garoto propaganda.
“Figuras públicas, como os BBBs, têm se interessado muito em abrir suas próprias redes, serem sócios de algumas já existentes ou simplesmente serem garotos propaganda. Isso se dá ao fato de o sistema de franquias ter uma credibilidade acima da média, com riscos minimizados para quem investe”, afirma Fábio Farias CEO da Love Gifts e especialista em expansão de negócios, aceleração de vendas e planejamento de marketing.
Esses exemplos mostram a força que o setor de franquias oferece, com base em estruturas consolidadas e suporte operacional intenso. A presença de ex-BBBs nesse cenário reflete a popularização desse tipo de investimento, contribuindo para a disseminação do conceito como uma oportunidade de negócio acessível e lucrativa.
Confira abaixo 20 opções de negócios em franquias para quem quer mergulhar no universo chamado franchising.
A rede Funil de Vendas™ se destaca no cenário empresarial como pioneira, oferecendo uma metodologia exclusiva sendo referência em negócios. Além de inovação, a empresa registrou o termo “funil de vendas”, tornando-se uma força propulsora no setor de franquias. Seu diferencial inclui treinamento específico e é o único CRM no Brasil com Gamificação em vendas, posicionando-se como um dos maiores Softwares do mercado. Com investimento inicial de R$ 45 mil, o faturamento médio mensal fica entre R$ 35 mil a R$ 70 mil mensais ou de R$ 400 mil a R$ 800 mil ao ano. O prazo de retorno de investimento é de 3 meses.
SuperGeeks
A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014 a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias. A partir do modelo Standard, o investimento inicial é R$ 200mil, a lucratividade média entre de 20% a 30% e um retorno de investimento entre 28 a 36 meses.
Iopoint
A Iopoint desenvolveu uma solução que propõe um controle de gestão em um formato eficiente e rápido, fornecendo ao gestor exatidão, adicionando a certeza de local e horário e acima de tudo a garantia que seu colaborador está batendo o ponto.
Por meio de reconhecimento facial, a ferramenta traz benefícios como segurança na identificação dos funcionários, agilidade no registro de horários e facilidade de uso. Criada em 2019, a Iopoint hoje é uma rede de franquias que tem modelo de negócio 100% digital – e home based – com 16 unidades em todo o país e 50 mil usuários cadastrados. Com um Investimento total de R$ 40mil a expectativa de faturamento médio mensal estimado é de R$ 50.000,00 e o retorno de investimento em torno de 18 meses.
É uma empresa que oferece variedade de produtos, com qualidade e preço baixo. A Prioridade 10 Franchising é um modelo de negócio de sucesso e é a maior rede de franquias de loja de departamento com preço popular do Brasil, ideal para empresários que querem investir no varejo. No formato de loja de departamento, o investimento Inicial é a partir de R$795 mil, tem uma rentabilidade de 18% a 22% sobre o faturamento líquido e um prazo de retorno de investimento de 18 a 24 meses.
Franquia de fast food, pioneira em vender salgadinhos em caixa e também no copo. O cardápio é composto por salgados assados e fritos, além de ter doces e bolo. Os produtos têm um preço acessível e servem para diferentes tipos de celebrações. Desde o início da franquia, em 2011, a marca está em constante crescimento. Hoje, conta com mais de 30 lojas na região sudeste do Brasil. A partir de um investimento inicial de R$120 mil, o faturamento médio fica em torno de R$600 mil/ano e o prazo de retorno do investimento entre 18 a 22 meses.
A AlugaAí é uma startup brasileira que se destaca como pioneira no mercado de locação de veículos executivos e esportivos de luxo. Fundada em 2013, a empresa passou por uma reestruturação em 2020, consolidando sua posição no mercado e estabelecendo-se como referência em experiência ao cliente. Com uma frota exclusiva e metas de crescimento ambiciosas, a rede oferece oportunidades únicas para clientes e investidores no cenário automotivo de luxo no Brasil. A marca tem investimento inicial a partir de R$ 100 mil e um prazo de retorno de investimento em torno de 18 meses.
Sonhagro
Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há 10 anos, com 60 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores de Norte a Sul do Brasil em 20 estados. Com investimento inicial a partir de R$23.790 mil, o faturamento médio mensal fica em torno de R$ 17.196,47 e o prazo de retorno do investimento é de 4 a 6 meses.
Love Gifts
A Love Gifts é uma empresa líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a empresa se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Hoje a marca conta com mais de 70 franquias espalhadas por todo o Brasil. Em um único ano alcançou a marca de R$16 milhões em faturamento. Para o modelo home based, o investimento inicial é de R$ 19.9 mil, o faturamento médio mensal fica em tono de R$ 15 mil e o prazo de retorno entre 12 e 18 meses.
Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento – é possível tornar-se um franqueado a partir de R$35 mil – a Mary Help faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas quase 9 mil diaristas preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura, seja através de aplicativo próprio, pelo site, WhatsApp ou telefone, sendo possível operar de onde estiver.
Acuidar
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado da franchising em 2020, contando hoje com 115 unidades inauguradas. A partir de R$30 mil de investimento, o faturamento fica em torno de R$60 mil mensal após 12 meses e R$300 mil mensais após 36 meses. O prazo de retorno fica entre 6 a 15 meses.
O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquias especializada em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades comercializadas em todo o país. A marca tem investimento inicial R$ 193 mil, lucro médio mensal de 30% e prazo de retorno de investimento em 19 meses.
Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$ 10,00, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional. Com investimento inicial de R$120mil, o faturamento médio mensal previsto é de R$50 mil e a previsão de retorno do investimento é a partir do 12 mês.
Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. A rede possui 95 unidades em todo o país e recebeu, por dois anos consecutivos, o selo de excelência da ABF. É possível investir a partir de R$180 mil, com o faturamento médio estimado em tono de R$80 mil e o prazo de retorno do investimento entre12 a 18 meses.
A Escova Express é a rede de franquias referência no mercado de beleza, que usa os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio, a rede otimiza o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas. Atualmente com sete unidades no Sudeste e Centro-Oeste, a rede atende cerca de 3 mil clientes por mês. Com investimento a partir de R$200 mil, o faturamento médio mensal estimado é de R$50mil e o retorno de investimento em 18 meses.
Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede atua há 30 anos no mercado e é líder no país para atender as necessidades das pessoas sensíveis e com tendência a alergias. Conta com mais de 180 produtos em seu catálogo, livres de 95 substâncias agressivas para o nosso corpo. A marca é preferência comprovada pela opinião de médicos especialistas, com mais de 90% de aprovação, avaliada em 9,4. A rede conta com investimento inicial a partir de R$ 190mil, tem um faturamento mensal em torno de R$ 50mil e um prazo de retorno de investimento em torno de 18 a 24 meses.
Guiado por suas raízes italianas e o amor pela culinária transmitido por gerações, em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box com o objetivo inicial de obter uma fonte de renda. O conceito era claro: oferecer massas italianas de qualidade a preços acessíveis, repletas de afeto, remetendo os clientes a experiências familiares. O cardápio contava om mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas. Dois anos depois, a marca entrou no mundo da franchising, tornando-se uma rede presente em 70 cidades e 18 estados no Brasil, com mais de 100 franqueados. Somente em 2023, 30 novas lojas foram inauguradas, utilizando 40 toneladas de massa e alcançando um faturamento impressionante de R$70 milhões.
Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada em Campina Grande (PB) e concebida pelo empresário Evandro de Macedo Filho. O empreendedor identificou no setor de costura uma oportunidade de investimento única, dado que nenhum serviço oferecia costura, conserto e customização de forma rápida, com qualidade e um atendimento excepcional. Com investimento inicial a partir de R$99.000,00 e lucro médio mensal de 20 a 25% líquido, esse empreendimento promissor oferece um prazo de retorno atrativo, variando de 18 a 24 meses.
A Marketing Bag é uma franquia líder especializada em publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora, consistente em inserir materiais promocionais nas embalagens de pão, proporciona às empresas uma forma eficaz e acessível de alcançar o seu público-alvo. Através de uma rede em expansão de franqueados, a Marketing Bag segue revolucionando o setor publicitário no Brasil. Seu modelo de negócio home based permite ao franqueado uma flexibilidade de horários e a vantagem de operar em qualquer lugar de seu celular ou notebook, com acesso à internet. Investimento de R$ 6.990, faturamento de R$ 14 mil e prazo de retorno de 1 a 4 meses.
Se você tem interesse em realizar investimentos internacionais, apresentamos duas alternativas para empreender nos Estados Unidos.
A Polar Shake, estabelecida em 2023, almeja consolidar sua presença no mercado americano até 2025, seguido por uma expansão para a Europa. Especializada em milk shakes exclusivos, a franquia pretende introduzir uma abordagem única e cativante nos Estados Unidos, oferecendo uma variedade de mais de 30 sabores exclusivos. Os planos incluem a inauguração de 30 unidades nos EUA até 2024, com um investimento inicial de $125 mil dólares.
XBubbleTea
A XBubbleTea se prepara para inaugurar uma unidade em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, e se destaca como uma ótima opção para quem planeja investir no mercado americano. Especializada em Bubble Tea, uma bebida versátil apreciada em temperaturas geladas ou quentes, a marca oferece combinações de sabores e acompanhamentos. O investimento inicial é de $125.000, com um capital de giro de $15.000. O faturamento médio mensal estimado é de $ 30.000 a $ 60.000 e prazo de retorno é de 12 a 24 meses.
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