Por Cassyano Correr, Fundador da Clinicarx
A função do farmacêutico experimentou alterações profundas ao longo do tempo. Anteriormente visto como uma figura central na comunidade e um símbolo de cuidado e assistência, o advento da industrialização farmacêutica e as mudanças nas regulamentações comerciais distanciaram esse profissional das práticas clínicas tradicionais. Contudo, recentemente, impulsionado pelo surgimento de novas regulamentações, avanços tecnológicos e eventos como a pandemia de Covid-19, o farmacêutico está redescobrindo seu papel vital como um influente agente de saúde.
Em outras palavras, o cenário presente e futuro de toda a cadeia está trazendo à tona a ressignificação e valorização tanto do farmacêutico quanto das farmácias. Portanto, mais do que nunca, ao ingressar ou progredir na área, é crucial desenvolver habilidades que vão além da expertise técnica.
Comunicação adequada
A comunicação é uma das aptidões essenciais, tanto na interação com outros profissionais de saúde, quanto no diálogo direto com os usuários. O farmacêutico precisa, sobretudo, ser um elo entre o conhecimento técnico e a compreensão do paciente, cultivando a empatia e facilitando o entendimento das prescrições e orientações. Sendo assim, ela deve ser clara e objetiva para evitar desencontros de informações ou mensagens incompletas. Ainda para tudo isso acontecer de forma exemplar, o profissional deve ter uma retaguarda de conhecimento arrojada, demonstrando domínio na área e, consequentemente, construindo confiança.
Habilidades clínicas e de gestão
Costumamos dizer que dentro das farmácias há dois perfis de farmacêuticos: o clínico e o gestor. As competências clínicas são desenvolvidas através da experiência cotidiana e enriquecidas por meio de especializações, ampliando as oportunidades de atuação. Em contrapartida, no segmento de gestão, a ênfase recai sobre liderança e eficiência na administração, abrangendo também a gestão eficaz do tempo. Portanto, é crucial aprender a discernir e priorizar as tarefas verdadeiramente importantes, abordando-as de forma estratégica. Seja qual for a identificação do profissional, é importante sempre se aperfeiçoar em meio à atuação escolhida.
Aprendizado contínuo: tecnologias em ascensão
No universo dinâmico da saúde, não tem como um farmacêutico se manter relevante se não continuar estudando e atento às tendências da área. Com a constante evolução tecnológica, no sentido amplo da palavra, que perpassa as áreas de genética, desenvolvimento de novos medicamentos, entre outras vertentes, isso tem se acentuado ainda mais. Por isso, é preciso estar sempre em busca de novos cursos, reciclando os conhecimentos para não se tornar um profissional obsoleto. Trata-se ainda de um grande desafio a todos os talentos do setor: manter-se atualizado frente a um mar de informações, mitos e até mesmo fake news. Ainda vale lembrar que por trás da capacitação está o seu posicionamento dentro do cenário da farmácia como um profissional de referência.
Ética profissional: LGPD e compliance
Em um setor tão sensível como o farmacêutico, manter a integridade em todas as interações, respeitando a confidencialidade dos pacientes e seguindo os mais altos padrões éticos, é também essencial. Isso construirá uma reputação sólida e confiável ao longo da carreira. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os princípios de compliance são aspectos críticos a serem considerados, a fim de garantir que o profissional atue em conformidade com as normativas, promovendo a segurança de todas as informações em mãos.
Ao considerar esses principais pontos-chaves, os atuais e futuros farmacêuticos certamente podem garantir a diferenciação profissional necessária diante dos novos tempos. É ainda assim que a farmácia se torna não apenas ponto de venda de medicamentos, mas também unidade de apoio vital para toda a comunidade, com o potencial de se consolidar a principal porta de entrada à atenção primária do Brasil.
Por Cassyano Correr, Farmacêutico, Doutor em Medicina Interna, Fundador da Clinicarx – Plataforma de Serviços de Saúde para Farmácias e Consultórios.
Sobre a InterPlayers
A InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, promove ampla integração com todos os componentes do segmento farmacêutico e hospitalar, com destacada participação no mercado, integrando farmácias, clínicas, hospitais, distribuidores e indústrias em todo o território nacional. Apresenta um portfólio de serviços de geração de demanda, comercial, trade, fidelização e acesso e serviços ao paciente.