Quatro tendências mundiais para o varejo brasileiro

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Sugestão de artigo: Varejo l Empresas l Negócios l E-Commerce

4 TENDÊNCIAS MUNDIAIS PARA SEREM APLICADAS NO VAREJO BRASILEIRO EM 2024

Fernando Lauria*

À medida que vamos caminhando em 2024, o setor de varejo continua a evoluir rapidamente, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nas preferências dos consumidores. Neste artigo apresento quatro tendências que surgiram e estão moldando o futuro do varejo mundial. E, no Brasil, não é diferente.

Compreender e implementar essas tendências pode ser crucial para o sucesso e a sustentabilidade de sua loja no mercado extremamente competitivo. Veja o que você não pode perder:

1. Importância do ESG e sustentabilidade
A consciência ambiental e social nunca foi tão predominante entre os consumidores como agora. Empresas que adotam práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) estão ganhando vantagem competitiva no mercado. A sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade corporativa, mas também uma estratégia de negócios eficaz, ajudando as marcas a se conectarem com um público mais consciente e exigente.

E como fazer isso? Opte por ferramentas inteligentes de economia de energia, que promovam, por exemplo, a redução de custos com impressões erradas. Outra boa pedida são as embalagens ecológicas desenvolvidas por fornecedores conscientes e também comprometidos com as causas da sustentabilidade.

Em sondagem de consumidores feita pela McKinsey nos Estados Unidos em 2020, mais de 60% dos entrevistados disseram que pagariam mais por um produto com embalagem sustentável. Em estudo da NielsenIQ, 78% dos norte-americanos disseram que um estilo de vida sustentável é importante para eles.

2. Varejo digital e físico
A era do varejo “phygital” chegou. A fronteira entre as compras online e offline está cada vez mais difusa, exigindo uma integração harmoniosa entre os dois canais. Os varejos digital e físico podem criar experiências de compras enriquecedoras e sem fricção, atendendo as expectativas dos consumidores exigentes.

As boas dicas? Realize eventos ou demonstrações que integrem elementos digitais (QR code). Implemente tecnologias como telas interativas e crie campanhas de marketing que integrem experiências online e offline. Afinal, a evolução digital é um caminho sem volta. E você não pode (e nem deve) ficar para trás.

3. Omnichannel
A abordagem omnichannel não é mais uma opção, mas uma necessidade no varejo atual. Os consumidores esperam uma experiência de compra consistente, seja online, por meio de aplicativos, ou em lojas físicas. Garantir uma jornada de compra de forma fluida e integrada em todos os pontos de contato é o sucesso para uma marca.

Minhas recomendações? Colete e analise dados dos clientes em todos os pontos de contato e ofereça uma experiência de compra consistente em todos os canais. Certifique-se de que eles (loja física, site, aplicativo, redes sociais, etc.) estejam totalmente integrados e com a mesma comunicação.

4. Retail media
O espaço do retail media está se expandindo rapidamente, oferecendo novas oportunidades para as marcas se conectarem com seus clientes. A publicidade dentro do ambiente de varejo pode ser utilizada para alcançar os consumidores de maneira mais direta e eficaz, aumentando tanto o engajamento quanto as vendas.

Como aplicar? No ponto de venda tenha telas digitais na seção de eletrônicos mostrando anúncios de novos jogos ou acessórios. Banners no site destacando produtos complementares aos que o cliente visualizou na loja também são importantes e promova eventos de lançamento de produtos em lojas com telas digitais.

Adotar essas tendências que surgiram é vital para qualquer varejista que deseja se manter relevante e competitivo no mercado em 2024 e no futuro. Mãos à obra e boas vendas!!! O ano só está começando.

*É o CEO da Pricefy by Selbetti

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SOBRE A PRICEFY (www.pricefy.com.br)
A Pricefy by Selbetti nasceu no ano de 2017 com o propósito de transformar a experiência na loja com mais eficiência. Utiliza tecnologia de ponta para fazer da comunicação na loja uma experiência transformadora para colaborador e shopper.

A empresa possui a única solução do país no gerenciamento da comunicação de preços omni-mídia para o varejo físico proporcionando inteligência, agilidade, eficiência operacional, redução dos custos e aumento das margens para o varejista.

Atua em diversos segmentos como supermercados, home center, farmácia e atacarejo, totalizando mais de 130 clientes, 8.7 mil lojas físicas e 70 mil usuários na plataforma. Orgulha-se em atender e ser reconhecida pelos maiores varejistas do Brasil como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Casas Bahia, Grupo Mateus, DIA, Cybelar, Obramax e Leroy Merlin.

Hoje faz parte do Grupo Selbetti, a maior integradora de outsourcing em tecnologia, que conta com soluções ponta-a-ponta, e tem o propósito de integrar tecnologia para resolver diversos desafios organizacionais, estando entre as empresas que mais crescem no país.

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