Programa conduzido pelo CPQD e RNP visa desenvolver tecnologias de telecomunicações em redes abertas
Campinas, 19 de fevereiro de 2024 – O prazo para inscrição das startups interessadas em participar da chamada pública do Programa OpenRAN@Brasil, conduzido pela RNP em parceria com o CPQD, foi estendido até a próxima quinta-feira, 22 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e estão abertas a startups que desenvolvem aplicações 5G e querem colaborar com esse programa – que visa acelerar a produção de tecnologias de telecomunicações em redes abertas no país.
As startups selecionadas serão contratadas por cinco meses e receberão um apoio de até R$ 100 mil. Durante esse período, poderão realizar testes vinculados a propostas de uso da tecnologia 5G dentro do ambiente do programa, além de terem acesso a cursos de capacitação, ferramentas de experimentação – como celulares 5G e óculos de realidade aumentada, entre outros – e acompanhamento de equipes da RNP e CPQD. Em contrapartida, devem fornecer feedbacks para melhoria e evolução da plataforma Open RAN (Rede de Acesso de Rádio Aberto).
Inicialmente, serão disponibilizados dois espaços de experimentação: um localizado na RNP, no Rio de Janeiro, e outro no CPQD, em Campinas.
Para participar do processo seletivo, as startups interessadas devem acessar o link. Mais informações sobre o Programa OpenRAN@Brasil estão disponíveis no site https://openranbrasil.org.br/