Um projeto itinerante no município de Barcarena, no Pará, vem dando oportunidades a várias mulheres para ingressar no mercado de trabalho e alcançar a autonomia financeira, com a realização de cursos em Labtruck. É o projeto Mulheres do Nosso Bairro, apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) com o apoio da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT, com execução da Talento RH. Desde março do último ano, mais de 150 mulheres já se formaram pelo projeto e já há previsão de nova turma, com início em março de 2024.
“O Fundo de Sustentabilidade Hydro teve essa sensibilidade em visualizar que o projeto seria importante para levar informação e conhecimento a essas mulheres. A ação visa principalmente inserir essas mulheres no contexto do empreendedorismo local, e ajudá-las a terem mais participação na geração de renda do núcleo familiar e a se tornarem mulheres independentes, emponderadas e valorizadas”, destaca Milene Maués, gerente de parcerias do FSH.
A iniciativa tem permitido que as mulheres aproveitem todas as oportunidades do mundo digital por meio do acesso à internet e outras ferramentas, além das capacitações com foco em inovação. “O projeto nasceu da observação de que a mulher precisa atuar em diversas frentes e estar preparada para isso. A partir das conversas com diversos grupos sociais, na IBS, o Fundo de Sustentabilidade Hydro enxergou esta necessidade. A aceitação foi enorme e superou nossas expectativas. Tivemos grandes conquistas como contratações, aprimoramentos no local de trabalho, na vida acadêmica e no núcleo familiar. Elas perceberam o quanto a informação e o conhecimento são importantes em todos os aspectos da vida”, ressalta Daiane Costa, diretora do projeto.
A iniciativa desenvolve habilidades que ajudam na conquista do tão sonhado emprego. Participante do projeto, Mayara Barbosa, entrou para o programa Jovem Talento da Hydro Alunorte. “O curso veio como uma porta de entrada de um novo mundo para nós, mulheres com histórias de vida diferentes, com um propósito de se desenvolver. As habilidades que eu aprendi me ajudaram a conseguir uma colocação como jovem aprendiz e a sonhar com um futuro cheio de conquistas”, conta a aluna.
Claudine Menezes, uma das alunas destaques da formação, também relata sua experiência. “Foi uma mudança espetacular na minha vida e da minha família. O curso de oratória me ajudou a vencer a timidez e a me expressar melhor, me ajudando a conseguir o emprego que estou hoje”, afirma
Para este ano, além da turma prevista para a Vlia do Conde, em Barcarena, o projeto também fechou parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barcarena, que cedeu o espaço da Quadra Poliesportiva Antônio Dias dos Anjos, para instalação do LabTruck, com aulas de informática itinerantes.