Contribuir para a transformação social positiva e para o desenvolvimento sustentável nos territórios onde a companhia atua. É com este objetivo que empregados da Albras, maior produtora de alumínio primário do país, e seus familiares, além de empresas contratadas parceiras, dedicam tempo, habilidades e recursos para o desenvolvimento de iniciativas alinhadas à estratégia de responsabilidade social da empresa. Essa é a iniciativa Voluntários em Ação, criada em 2016 e que segue realizando campanhas e ações voltadas a projetos focados em crianças, adolescentes, idosos, socorro às vítimas de eventos naturais, entre outras atividades.
Uma dessas ações foi promovida pelos voluntários da Albras, em dezembro na Fazenda da Esperança, em Abaetetuba, no Pará, que acolhe mulheres em vulnerabilidade social, muitas vezes acompanhadas de filhos pequenos ou até mesmo gestantes, geralmente vindas de outros municípios dentro e fora do estado. Os voluntários da Albras desenvolveram diversas ações de apoio ao longo do último ano a essas mulheres, entre elas a reabilitação da horta da Fazenda.
A horta já existia há alguns anos, mas estava sem manutenção. Em 2023, ela foi totalmente revitalizada com a ajuda do comitê de voluntariado, que ofertou a capacitação de algumas mulheres da Fazenda para a manutenção da horta, em parceria com o Instituto Peabiru. Essa revitalização contou com a limpeza completa do espaço, criação de uma estufa para plantação de hortaliças, com toda a estrutura necessária, plantio de mudas, entre outras melhorias. “A horta hoje é um sonho realizado, é uma grande terapia dentro da Fazenda. Muito obrigada por abrir um espaço para elas tocarem no solo da esperança”, disse Ivanilda Carvalho, uma das responsáveis pelo local.
“Esse investimento realizado pela empresa, com o apoio dos voluntários, foi muito importante para oferecer uma melhoria para a vida dessas mulheres que se abrigam na Fazenda. Essa horta é para consumo próprio, mas nada impede que sejam destinados para geração de renda que ajuda na manutenção das atividades da Fazenda. Atualmente, cerca de 50 pessoas vivem no espaço, em sua maioria mulheres e crianças”, relata Danila Vulcão, engenheira da Albras e uma das participantes do comitê de voluntariado.
Além disso, o comitê viabilizou, junto com a organização do projeto Gastronomia do Amanhã, patrocinado pela Albras, a realização de uma oficina de cozinha e mercado para capacitação dessas mulheres. Outra ação foi a revitalização do campo de futebol, por meio de doações que possibilitaram a compra de novos materiais, como rede de vôlei e hastes, para incentivar a prática de esportes entre mulheres e crianças do local.
Também foram oferecidos exames ginecológicos (preventivo) com testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, por meio do apoio da equipe de medicina da Albras, em parceria com a UBS de Vila do Conde. “Por estarem isoladas, estas mulheres não têm acesso a esse tipo de atendimento da saúde da mulher”, relata Danila.
Ações sustentáveis – Para 2024, o comitê pretende continuar com as ações de apoio à Fazenda da Esperança. Para isso, estão captando novos parceiros para o trabalho, como a Atlas Renewable Energy, responsável pela instalação de placas solares no local de forma a suprir toda a necessidade energética da instituição com energia limpa e renovável. Essa é uma ação muito relevante para a Fazenda, pois os custos com energia elétrica são apontados como a principal dificuldade para a busca pela sustentabilidade financeira.
Também está no planejamento a criação de uma cozinha industrial para facilitar a produção de refeições para as 50 pessoas abrigadas na Fazenda. “Quem sabe com essa estrutura da cozinha industrial, mais a capacitação que elas receberam do Gastronomia do Amanhã, será possível comercializar refeições? Isso ajudaria muito no orçamento”, conta Danila.
“Nossa expectativa é incentivar mais pessoas e tornar essa rede de apoio maior. É muito importante para ampliar o alcance. O comitê entra nesse papel de cada vez mais prospectar parcerias, de estar junto com as comunidades. Entender as necessidades das comunidades e ver onde e como apoiá-los”, finaliza Danila. Para Ângela Maria, responsável pela Fazenda, “a presença dos voluntários mudou a nossa cara, nós temos iniciativas que reconhecem o nosso trabalho e reconhecem que tem pessoas que precisam de ajuda, a gratidão é grande”, concluiu.
A Atlas Renewable Energy também disponibilizou um ano de assessoria com a Mandu Inovações Sociais para desenvolvimento de ações de fortalecimento institucional da Fazenda, com a oferta de capacitações em gestão administrativa e financeira, criação das unidades de negócio, formações para captação de recursos e desenvolvimento organizacional que contribuam para consolidar e maximizar todas as ações realizadas pela Albras e outros parceiros. Desde 2021, a iniciativa de voluntariado da Albras atua na Fazenda da Esperança, em projetos de arrecadação de kits de higiene, leite e cestas básicas, oficinas de artesanato, campanhas de saúde da mulher, entre outros. Entre essa e outras ações, foram mais de 200 voluntários engajados ao longo de 2023 e em torno de 3.000 horas dedicadas por estes voluntários.