Enquanto o 5G traz mais velocidade à internet móvel, as operadoras de banda larga correm para melhorar o serviço e não ficarem atrás. O Prêmio Melhor Escolha 2024 revela um aumento da velocidade de internet em 35% no último ano, com uma média de 107 Mbps (megabits por segundo) no Brasil – contra 79 Mega em 2022 -, com destaque para provedores regionais e liderança do Distrito Federal no ranking.
O estudo do Melhor Escolha analisou 2.8 milhões de testes de velocidade de internet fixa de operadoras de janeiro a dezembro de 2023. Pelo segundo ano consecutivo, a Vivo ficou em primeiro lugar no ranking de velocidade nacional, com média de 136 Mega – contra 101 em 2022.
“Percebemos que a velocidade da internet está crescendo em todo o país, com uma clara evolução nas ofertas de planos de banda larga, que estão cada vez mais rápidos para atender a demanda de uma sociedade mais conectada”, aponta Hadassa Rodrigues, Gerente de Marketing da plataforma de comparação de planos e serviços de telecomunicação, cujo estudo busca ajudar justamente o consumidor a ter um serviço de melhor qualidade.
Distrito Federal tem a internet mais rápida e Amapá a menos veloz
O Brasil registrou oito estados e dez capitais com médias de velocidade acima de 100 Mega de internet fixa, com destaque para o Distrito Federal, o primeiro colocado da lista, com uma média de 127 Mega. No ano anterior, o estado já era o primeiro colocado, com 94 Mega.
Na outra ponta do levantamento está o Amapá, com o pior desempenho segundo o Prêmio Melhor Escolha 2024, com uma média de 67 Mega – em 2022 ele ocupava a 25º posição no ranking de estados, com 55 Mega.
Das capitais, Curitiba (PR) tem a internet fixa mais rápida pelo segundo ano consecutivo, com uma média de 135 Mega – sendo 98 Mega no ano anterior. Na lanterninha estão Macapá (AP) e Recife (PE), capitais com a menor velocidade de internet fixa, com uma média de 71 Mega de velocidade. Na edição anterior, as duas capitais também ocuparam as últimas posições, com 56 e 51 Mega, respectivamente.
Operadoras regionais ganham presença e lideram em 12 estados
Apesar da liderança nacional ser da Vivo, os provedores de internet regionais ganham relevância e despontam nos estados de atuação, de acordo com o Prêmio Melhor Escolha 2024. As operadoras regionais foram líderes de velocidade em 12 estados do país, 33% a mais que no ano anterior, onde isso aconteceu em apenas nove estados. Em São Paulo, por exemplo, a Desktop passou a Vivo, com 152 Mega, enquanto em Alagoas, Pernambuco e Sergipe a primeira posição ficou com a Brisanet.
“O mercado está mais competitivo com o crescimento desses provedores de internet regionais. Eles oferecem planos mais rápidos com valor mais acessível, o que é vantajoso para o consumidor e para o mercado em geral”, diz Hadassa.
O Prêmio Melhor Escolha 2024 levou em consideração as operadoras com quantidade mínima de testes dentro do período avaliado e dados oficiais de acessos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Para o Ranking Nacional, era mandatório que tivessem presença significativa no Brasil, com atuação nas cinco regiões do país. Já para o Ranking Estadual e Municipal a operadora precisava ter participação mínima de 1,5% no estado no período que antecede à publicação do estudo e atingir 1,5% ou mais do total das amostras de testes dentro do período de apuração.
O ranking completo pode ser conferido no site do Prêmio Melhor Escolha 2024.