Dados do Legal Tracker da Thomson Reuters alertam que departamentos jurídicos buscam cortar despesas e investir em tecnologia 

Read Time:2 Minute, 18 Second

Dados do Legal Tracker da Thomson Reuters alertam que departamentos jurídicos buscam cortar despesas e investir em tecnologia 

Desafios para avanço na tecnologia e reduzir terceirização são apontados pelo Legal Department Operations do Thomson Reuters Institute 

 

De acordo com o sétimo Índice de Operações do Departamento Jurídico (LDO por Legal Department Operations), realizado em final de 2022, pelo Thomson Reuters Institute já era possível observar que 85% dos departamentos jurídicos listavam como alta prioridade o controle de suas despesas terceirizadas e 49% focavam em trazer mais trabalho de forma interna.  

Além de conter despesas com terceirizados, 71% dos entrevistados também apontavam a implementação de ferramentas tecnológicas de economia de tempo para simplificar o fluxo de trabalho e os processos manuais. Apesar da priorização contínua do investimento em tecnologia, 47% dos departamentos jurídicos relatava um ritmo lento no avanço em tecnologia e processos em seu departamento, inclusive com poucas ou nenhuma adoção tecnológica.  

As informações para o Índice ou LDO – Legal Department Operations são compostas por análises de despesas jurídicas do mundo real, coletadas do Legal Tracker da Thomson Reuters e obtidas através de 1.500 departamentos jurídicos corporativos e uma pesquisa da Thomson Reuters realizada durante dois meses, com 107 departamentos jurídicos respondentes.  

De acordo com Hillary McNally, gerente geral, Thomson Reuters, Corporate Legal, as tendências observadas no setor jurídico refletem as realidades econômicas atuais. Ela complementa alertando que sim os investimentos em tecnologia jurídica continuam sendo uma prioridade, mas é de suma importância que essas ferramentas sejam adotadas e usadas adequadamente.  

“Se os departamentos jurídicos quiserem acompanhar as pressões financeiras atuais, essas soluções tecnológicas precisam ser totalmente implementadas”, enfatiza McNally. 

O relatório Legal Department Operations demonstrou o desafio para os departamentos jurídicos não está somente na redução de despesas, mas também em como dar início a essa redução, afinal 80% dos departamentos internos ainda relatam que 25% ou mais de seu trabalho foi tratado por um escritório de advocacia externo. 

Detalhes do LDO estão disponíveis em resumo executivo  em português e o relatório completo pode ser acessado em inglês. 

Thomson Reuters   

A Thomson Reuters (NYSE/TSX: TRI) (“TR”) informa o caminho adiante, reunindo o conteúdo confiável e a tecnologia que as pessoas e organizações precisam para tomar as decisões corretas. A empresa atende profissionais jurídicos, tributários, contábeis, de compliance, governo e mídia. Seus produtos combinam software altamente especializados e insights para empoderar os profissionais com dados, inteligência e soluções necessárias para tomar decisões informadas e para ajudar as instituições em sua busca por justiça, verdade e transparência. A Reuters, parte da Thomson Reuters, é uma fornecedora líder global de jornalismo e notícias confiáveis. Para mais informações, visite o site. 

 

Contatos de Imprensa   

Hill & Knowlton     
Fábio Okubaru – (11) 97572-1673   
Fabíola Mello – (11) 96613-9267   
thomsonreuters@hillandknowlton.com