Como os pequenos comércios online devem se preparar para as vendas no começo do ano

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Quando começamos um novo ano, vem novas metas, novidades no negócio, novas ideias, dentre outros detalhes. Por esta razão, vamos dar umas dicas de como os pequenos empreendedores online se preparam para o próximo ano.

2023 foi um ano produtivo para quem decidiu empreender online. Segundo o Mapa de Empresas, feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), mais de 2,7 milhões de empresas foram abertas, no Brasil, nos primeiros oito meses do ano, sendo 93,7%microempresas ou empresas de pequeno porte. Se você faz parte destas pessoas que possuem um negócio pequeno na internet, fique de olho nas dicas que daremos como forma de se preparar para as vendas no começo do ano.

Mesmo que você não tenha montado o seu negócio este é sempre importante estarmos antenados nas novidades para não ficarmos para trás, principalmente, porque a concorrência no ambiente digital é grande.

Veja dicas de como se preparar o seu pequeno negócio online para as vendas no começo do ano

Mesmo que as estimativas para o próximo ano, no segmento do e-commerce, sejam boas, quando estamos preparados para as vendas do começo do ano, por exemplo, temos a chance ainda maior de aumentar a conversão, independente do segmento do seu negócio.

Afinal de contas, a demanda do e-commerce aumentou muito nos últimos anos e, segundo um relatório elaborado pelo FIS (uma empresa americana de soluções em tecnologia), a previsão para o Brasil, até 2024, é um crescimento de 56%.

E quem não é visto, também não é lembrado, certo? Então, para não “cair no esquecimento”, invista no marketing de conteúdo. Aposte em estratégias para criar conteúdos que vendem. Mas, para isso, comece com foco no que atrai o seu público-alvo para o seu portal.

Após conseguir atrair mais visitantes à sua página, mostre que ela tem o potencial para atender às suas necessidades. Além de um conteúdo atrativo, é preciso apostar no que mantém o seu público no seu site e que o faça sempre voltar. Entre as dicas, citamos:

1 – Ofereça variedade na forma de pagamento

Atualmente, temos tantas possibilidades de pagar por um produto que ficou ainda mais fácil e prático fazer uma compra pela internet. Por esta razão, os pequenos comércios online que se prepararam para oferecer aos clientes diversas formas de pagar pelo produto, tendem a se destacar.

Então, faça uma avaliação de como estão as opções oferecidas e, se possível, implemente as que você ainda não ofereceu aos usuários. Uma delas é o PIX, que se tornou o principal meio de pagamento no Brasil.

2 – Tenha uma plataforma de fácil navegação

Se você percebeu alguma dificuldade de navegação na sua plataforma, esta também é uma forma de se preparar para as vendas do começo do ano. Afinal de contas, as pessoas tendem a desistir de e-commerce que são confusos ou que, por exemplo, não possuem uma versão mobile ou responsiva.

Lembre-se: a maioria do consumo de internet, no Brasil, são de pessoas que estão navegando pelo smartphone. Portanto, esta adaptação e mudança fará toda a diferença no seu negócio e você deve ter isso em mente, especialmente se tiver dúvidas sobre como montar loja virtual de sucesso.

Ah! Não esqueça de dar uma olhada como está o SEO do seu e-commerce, já que as buscas orgânicas são essenciais e ajudam os consumidores a encontrarem o seu negócio.

3 – Disponha de um atendimento personalizado

A personalização de atendimento virou uma grande diferenciação entre os pequenos comércios online. Afinal, com a grande concorrência é necessário buscar por alternativas para se destacar entre os seus concorrentes.

Que tal começar a oferecer um atendimento via WhatsApp? Esta proximidade com o seu cliente pode trazer, além de maior conversão ao seu negócio online, a possibilidade de se tornar um diferencial para o seu segmento.

4 – Planeje como será a divulgação do seu negócio

Mais uma forma de se preparar para as vendas no começo do ano e fazendo o planejamento de divulgação que será feito no início, claro, porém, é importante já pensar no ano todo.

Pegue um calendário e comece a avaliar as datas sazonais que mais encaixa com o seu negócio online. Por exemplo, você vende itens que pode sem dados de presente, aproveite as principais datas do varejo para intensificar a divulgação dos itens e da sua loja.

Aproveite as redes sociais para gerar mais engajamento e também deixe um valor no orçamento para realizar as ativações pagas em cada plataforma, incluindo, o Google.

Se você conseguir, pode apostar no marketing de conteúdo, por exemplo, como uma forma de atrair novos clientes sem ser uma propaganda escancarada.

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