Para engajar ainda mais a cultura de protagonismo, empoderamento e inovação no uso ético de Inteligência Artificial (IA) entre os colaboradores, a Vitru Educação premiou os vencedores do desafio interno realizado pelo Programa Geração IA.
Quatro grupos finalistas foram contemplados com premiação e investimento nos projetos para 2024. A ação foi criada para fomentar a cultura de colaboração, aprendizagem e experimentação, além de reconhecer boas ideias de como a IA pode resolver problemas reais do dia a dia e/ou antecipar oportunidades de negócio.
Em uma jornada de aumento de conhecimento foram identificadas 218 ideias. Com diversas propostas de melhorias, aperfeiçoamentos e inovações. Dessas, 10 foram selecionadas pela banca avaliadora para serem aceleradas e pilotadas. Os critérios de avaliação foram: aderência ao desafio; viabilidade técnica, financeira e mercadológica; impacto potencial por tipos de ganhos; originalidade; colaboração; e apresentação.
“Aprendi que não existe futuro sem inovação. O que garante a longevidade e a competitividade da nossa empresa é a nossa capacidade de se conectar com as necessidades atuais e com aquelas que ainda virão e criar hoje soluções para demandas dos estudantes e da sociedade do amanhã.” disse William Matos, CEO da Vitru.
Ranking Top 3
O 1º lugar recebeu R$ 10 mil e foi a sugestão nomeada pelo grupo de Vali.AI, que faz análise de aproveitamento de cursos por meio de padronização automatizada de convalidação das disciplinas, que atualmente é um processo longo e burocrático para futuros estudantes.
Com muita empolgação o grupo comemorou a vitória. “Foi um aprendizado ímpar. Acho que nas semanas em que a gente participou desse movimento eu nunca aprendi tanto sobre “convalidação de disciplinas”. Fico muito feliz pela ideia ter sido escolhida como primeira colocada. Agradeço as mentorias realizadas, consultorias, aos colegas de equipe (Anderson, Ary, Edilaina e Marcelo), à banca de avaliadores, ao William, e à equipe de inovação da Vitru, que é a mentora dessa iniciativa. É muita alegria. Separar um momento para ouvir nossas ideias foi sensacional! Gratidão”, afirmou Cleiton Baumann, coordenador de Mídias Edtech.
A 2ª colocação foi o SmarthLead AI, que é um potencializador de vendas usando dados internos, estudos mercadológicos e bases históricas. A equipe ganhou R$ 7 mil. Além disso, patrocinadores estratégicos irão acelerar o estudo de perfis dos estudantes e a atuação mais personalizada conforme preferências e interesses dos candidatos. O objetivo é que os graduandos estejam cada vez mais conectados e engajados em suas nas suas jornadas acadêmicas e na instituição que estão inseridos, aproveitando ainda mais esse momento de vida.
Já para o 3º lugar houve empate técnico entre a Recomendação Personalizada de Conteúdos – voltada aos alunos com base em uma segmentação de informações de perfil, histórico acadêmico e comportamentos durante todo o ciclo de aprendizagem – e o Vehro, que tem como objetivo oferecer uma plataforma gamificada para análises e ações preditivas para satisfação e permanência de colaboradores. Cada equipe obteve R$ 5 mil e estão validando suas soluções para dar início aos pilotos em 2024.
Manifesto de uso ético
Na Vitru Educação, a utilização de IA segue um manifesto de uso ético e responsável construído coletivamente. Essas e todas as outras iniciativas aceleradas seguem as diretrizes dessa declaração, garantindo o cuidado e segurança para os alunos.
Alessandra Reis, diretora de Inovação, celebrou a grande aderência dos participantes e explica como a ação foi desenvolvida dentro da companhia. “O programa de aceleração em IA foi implantado porque a Vitru realmente acredita que a IA veio para ficar e que ela é um potencializador das capacidades humanas. Ela pode agilizar processos, melhorar a produtividade e tem muitos outros benefícios, por isso acreditamos muito nessa poderosa tecnologia combinada com a força coletiva dos nossos 10 mil colaboradores para resultados consistentes.”