NordVPN implementa a funcionalidade “Proteção contra Ameaças”, que busca por apps com potenciais riscos e faz alerta para correção de problemas
Com a chegada em massa dos apps para Windows, manter o sistema operacional livre de ameaças se tornou mais difícil para os usuários. Pensando nisso, a NordVPN implementou a funcionalidade “Proteção contra Ameaças”, um software que verifica a vulnerabilidade nos apps do Windows, busca quais estão suscetíveis a riscos e notifica sobre as falhas de segurança para que medidas preventivas possam ser tomadas.
Para detectar se algum aplicativo em um dispositivo é suscetível a hackers, o recurso verifica o banco de dados de programas com suas versões e as vulnerabilidades conhecidas que afetam esses softwares. Assim que a ferramenta detecta a presença de um ou mais desses aplicativos vulneráveis no dispositivo, ela envia automaticamente um alerta ao usuário.
Atualmente, a funcionalidade de detecção de vulnerabilidades verifica cerca de 150 milhões de aplicativos diariamente e faz esta busca em cerca de 100 mil programas usados por usuários do Windows.
“A funcionalidade de detecção de vulnerabilidade verifica automaticamente os aplicativos em busca de falhas de segurança conhecidas que podem ser exploradas por hackers para obter acesso não autorizado ao dispositivo e a informações confidenciais. Se a detecção de vulnerabilidade identificar um aplicativo aberto a ataques em um computador, será enviada imediatamente uma notificação ao usuário para que ele possa tomar medidas para proteger seus dados e dispositivos”, afirma Vykintas Maknickas, chefe de estratégia de produtos da NordVPN.