Queda constante da Selic pode fomentar ainda mais o mercado de provedores de internet em 2024

Read Time:1 Minute, 27 Second

Com quedas consecutivas da taxa básica de juros da economia, a chamada Taxa Selic, para 11,75% ao ano, um dos setores que deve se beneficiar e, consequentemente, se aquecer com o novo percentual é o mercado de provedores e operadoras de internet no Brasil.

De acordo com o especialista técnico e gerente do setor de engenharia da Fibracem, uma das principais indústrias especializadas no mercado brasileiro de comunicação óptica, Sebastião Rezende, a estimativa é que esse cenário resulte, de maneira significativa, em mais investimentos por parte de pequenos, médios e grandes ISPs, para a construção e manutenção de infraestrutura de rede.

“Com a queda da taxa básica de juros [Selic], a probabilidade de uma redução de valor nos modelos de financiamentos para este propósito é muito grande”, comenta o especialista.

Segundo Rezende, atualmente, grande parte dos provedores e operadoras de internet optam por considerar a escolha por empréstimos financeiros como um caminho assertivo a ser seguido.
Cenário requer atenção das indústrias.

Para ele, com perspectivas mais elevadas para investimentos em infraestrutura de rede, a expectativa ainda é que indústrias responsáveis pela fabricação de soluções para o segmento também foque suas energias para o lançamento de produtos cada vez mais assertivos e que respondam à necessidade tanto do mercado, quanto dos próprios profissionais de campo.

“Entendemos que é preciso continuar proporcionando produtos de qualidade e confiabilidade, assim como temos feito ao longo dos nossos 30 anos, mas, agora de uma forma mais incisiva em soluções completas, trazendo tecnologia e inovação”, afirma Sebastião Rezende.

Ao longo de 2023, a Fibracem chegou à marca de 13 lançamentos de produtos, o que representa mais de um produto novo por mês, dentre conectores, caixas, acessórios, mas também soluções direcionadas para o segmento de data center.