Programa do Grupo Protege ajuda colaboradores a ‘queimarem’ mais de 40 milhões de calorias em 12 meses

Read Time:4 Minute, 3 Second

Com mais de 40 milhões de calorias “queimadas” nos últimos 12 meses, o Proativo completa cinco anos transformando a vida de mais de 40% do quadro de colaboradores do Grupo Protege. Criado com o objetivo de engajar, voluntariamente, pessoas a melhorarem a qualidade de vida, buscando equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o programa rompeu as fronteiras corporativas e hoje conta com a adesão de mais de 1,5 mil familiares dos colaboradores da empresa.

 

O projeto foi concebido pelo departamento de Gente e Gestão da empresa para a promoção de saúde e bem-estar dos colaboradores. A estratégia abrange importantes pilares: incentivo da prática de atividades físicas, ações de alimentação saudável, eventos de engajamento familiar, cultura, lazer, entretenimento e integração com o grupo de trabalho. E conta ainda com dois aliados estratégicos: o Gympass, que proporciona acesso a milhares de estabelecimentos contemplando diversas modalidades esportivas e de lazer, e o Sest Senat, entidade social e de saúde vinculada à categoria de trabalhadores do transporte.

O programa conta com uma estrutura própria ligada à área de Gente e Gestão, que dispõe – inclusive – de um consultor de qualidade de vida. É responsável por gerir o calendário de campanhas de saúde (Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Laranja) e organizar diversas campanhas temáticas.

Nos últimos cinco anos, o Proativo organizou mais de 2 mil eventos e produziu 25 mil itens (camisetas, agasalhos, bermudas, entre outros) personalizados aos participantes. Entre as ações estão: desafio Chef Proativo, uma “competição” nas redes sociais sobre receitas saudáveis; corridas virtuais durante a pandemia; campeonatos de futebol; ações relacionadas ao meio ambiente; Talento Musical; Torneio de Supino; Jogos de Tabuleiro virtuais; ginástica laboral; entre outras. Além disso, foram criados mais de 30 bicicletários distribuídos nas filiais da empresa em todo o território nacional.

Desde o início, uma das marcas do programa é a participação em corridas de rua, com mais de 500 provas concluídas em diversas cidades do país. Segundo Jorge Tavares de Almeida, Diretor de Gente e Gestão e Jurídico do Grupo Protege, o sentimento de pertencimento dos colaboradores e o engajamento gerado entre os participantes são importantes indicadores de sucesso do programa.  “A palavra ‘saúde’ nunca foi tão valorizada. Nos conectamos com nossos colaboradores gerando informação, conteúdo e apoio emocional, incentivando-os a buscar melhor qualidade de vida”, diz.

A estrutura do programa conta com embaixadores de saúde, chamados de Capitães Proativo, distribuídos nas 46 filiais da empresa no país. São cerca de 80 colaboradores atuando como multiplicadores do programa e pontos focais para replicar informações e engajar os participantes. Novas oportunidades, como uma campanha de doação de alimentos na cidade onde residem ou um evento importante para o município, são muitas vezes identificadas por eles, que mantém contato direto com a sede administrativa em São Paulo.

Engajamento

Nem mesmo a pandemia da Covid-19 impactou a atuação do programa. Eventos on-line, treinos virtuais e ações especiais foram algumas das iniciativas para manter a comunidade Protege em movimento e unida. Os resultados foram observados pelo indicador de engajamento do programa e também com pesquisas internas, que analisam critérios como clima organizacional e de satisfação.

Desde o ano passado práticas ESG (sigla referente a Meio Ambiente, Social e Governança) foram ampliadas ao programa. A iniciativa “KM Ambiental” provocou os colaboradores a cadastrarem os quilômetros percorridos em atividades físicas (corrida, caminhada, ciclismo) e a empresa se comprometeu a converter o resultado no plantio de mudas de árvores. Foram 2 eventos com meta inicial de 10 mil km cada, completados em apenas 15 dias (em cada evento), revertendo no plantio de 350 árvores.

O ponto de partida do programa surgiu durante encontro anual de gestão da empresa com o tema “mudança de atitude, seja na rotina do trabalho como também no dia a dia”. A área de Gente e Gestão já havia identificado uma aptidão dos colaboradores por práticas esportivas e algumas ações já existiam, como provas esportivas do GRAAC e Bravus Race, e a parceria para treinos na academia dos irmãos Minotauro e Minotouro, atletas de MMA celebrados no exterior.

O foco, então, passou a ser de consolidar um programa de orientação a todos os colaboradores sobre a importância de uma vida saudável e a busca do equilíbrio entre o trabalho e a qualidade de vida. Ao integrar profissionais e familiares, o programa ampliou a socialização, o espírito de equipe e, de certa forma, criou uma “competição” sadia para que os participantes não abandonem boas práticas de qualidade de vida ao longo da jornada.

Nas redes sociais, postagens sobre o Proativo chegaram a atingir uma média mensal de 1.200 conteúdos criados pelos participantes do programa. Publicações sobre dicas de saúde e bem-estar, e até relatos inspiradores e histórias pessoais de objetivos alcançados, fazem parte destas publicações. Essa atividade nas redes sociais gerou um impacto significativo, alcançando aproximadamente 1 milhão de reações dos usuários.