Kellanova aposta em diferentes tamanhos de embalagens de cereais visando estar ainda mais presente em novas ocasiões de consumo
Novos formatos chegam para atender a demanda que vai além do café da manhã, apresentando o produto como um snack entre as refeições.
A inovação é uma prática constante na jornada da Kellanova. Quando a multinacional chegou ao país, o café da manhã era visto como principal ocasião de consumo dos cereais, porém, ao longo dos anos, essa percepção foi se transformando e, hoje, o portfólio da Companhia também passou a ser entendido como uma opção de snack entre as principais refeições do dia. Desde o lançamento da primeira caixa de cereal, há 117 anos, a Kellanova permanece na vanguarda da adaptação dos hábitos alimentares, à medida que expande as linhas de Sucrilhos® e Choco Krispis®, a fim de atender mais de uma dúzia de momentos de consumo ao longo do dia, onde os variados tamanhos das embalagens potencializam a liberdade do consumidor em escolher os cereais adequados para diferentes ocasiões, além da convencional demanda matutina.
Para explorar novos momentos de consumo, se espelhando em países como os Estados Unidos e o México, onde a categoria encontra espaço até na mesa do jantar, contar com uma ampla gama de opções é essencial. Nos últimos anos, a Kellanova tem testemunhado um crescimento notável nas vendas de embalagens de menor volume. Os tamanhos até 149g, por exemplo, tem ganhado mais protagonismo alcançando um crescimento relevante em participação nas vendas¹, em comparação ao ano anterior. Essa tendência está alinhada com as mudanças do mercado, onde dados da NielsenIQ revelam que 67% das categorias em ascensão são impulsionadas pela inovação em pacotes reduzidos.
Kellanova avança em um novo caminho impulsionado pela inovação, com foco no destaque dos snacks em seu portfólio. Essa mudança reforça não apenas a identidade da empresa, mas também está alinhada com a estratégia multicategorias, que amplia a diversidade em tamanhos, preços e sabores. Na frente de cereais, por exemplo, um campo no qual a Kellanova atua há mais de um século, metade dos fãs da marca dão preferência por porcionamentos individuais, de acordo com estudo liderado pela Companhia reconhecida como autoridade no setor.
Dados recentes da Kantar reforçam este movimento: embalagens pequenas se destacam nos pontos de venda. Na hora da compra os shoppers buscam opções menores quando se trata de otimizar gastos, principalmente durante as missões de abastecimento e urgências. Novos tamanhos de embalagens significam também preços variados. Isso possibilita a entrada em diferentes segmentos de mercado, ampliando a acessibilidade para uma gama maior de consumidores”, reforça Cristina Monteiro, Diretora de Marketing da Kellanova no Brasil.
Além disso, Cristina enfatiza que essa abordagem está alinhada com o objetivo da empresa de tornar o cereal uma opção presente em uma diversidade de momentos de consumo. “Nosso foco não é apenas o café da manhã, mas também capturar a versatilidade dos cereais como um lanche rápido e até mesmo como um componente para um jantar leve. Queremos que os consumidores experimentem a variedade e a conveniência que oferecemos em cada porção”, conclui.
Fora das gôndolas, a estratégia se revela como um catalisador que impulsiona todos os elos da cadeia. Quando o assunto é a área comercial e logística, a diversidade de formatos no catálogo permite adaptação às flutuações de demanda, facilitando a gestão de estoque e distribuição. No âmbito do varejo, o mix maior de produtos expande a possibilidade de penetração da Kellanova nos corredores de cereais com uma seleção que atende desde lojas de conveniência, mercearias, supermercados e até atacarejos.
- Importância em valor e quilos no ano móvel até Agosto/Setembro, de acordo com dados da NielsenIQ Retail Index Cereais T. Brasil INA + C&C.
Sobre a Kellanova
A Kellanova (NYSE: K) conta com um legado de mais de 100 anos e é uma empresa global no segmento de snacks, cereais, panettones, biscoitos, refrescos em pó, massas e barras de cereais. Impulsionada por marcas como Pringles®, Cheez-It®, Sucrilhos®, Kellogg’s® Corn Flakes, Froot Loops®, Minueto®, Trink®, Parati®, entre outras, a visão da Kellanova é tornar-se líder nas diferentes categorias em que atua, desenvolvendo o potencial máximo de seus produtos diferenciados e a paixão de suas pessoas. Em 2022, o negócio gerou cerca de US$ 12,6 bilhões em vendas líquidas.
A Kellanova é guiada pelo propósito de criar dias melhores e um lugar à mesa para todos, por meio de marcas reconhecidas globalmente. A Companhia atua na promoção do acesso sustentável e equitativo aos alimentos, abordando a intersecção entre fome, sustentabilidade, bem-estar e equidade, diversidade e inclusão, com a ambição de cultivar ‘Dias Melhores’ para 4 bilhões de pessoas até o final de 2030. Acesse o site para mais informações.