GoDaddy traz estratégias de SEO para aumentar classificação on-line das empresas

Read Time:5 Minute, 48 Second

A classificação no topo dos mecanismos de pesquisa é o sonho de todo proprietário de site; aprenda táticas robustas para ter sucesso na empreitada

São Paulo, dezembro de 2023 – Melhorar as classificações de um site não acontece da noite para o dia. Uma estratégia de SEO bem-sucedida, ou seja, ser o número um na pesquisa orgânica relacionada à palavra-chave pesquisada, ajudará a expandir seus negócios ao longo do tempo.

A GoDaddy Inc. (NYSE: GDDY), empresa que prepara os empreendedores para o dia a dia do mercado digital, compartilha a seguir uma série de dicas preciosas para se chegar a bons resultados nos mecanismos de buscas. Elas precisam ser aplicadas com cuidado e atenção constantes, além de serem repetidas várias vezes, cada uma delas usando as novas informações obtidas em atividades anteriores.

“A pesquisa global de empreendedorismo da GoDaddy deste ano mostrou que, no Brasil, tomar medidas para melhorar o posicionamento do site da empresa nos mecanismos de busca é uma prioridade de marketing para 64% dos donos de pequenas empresas, apenas o segundo item abaixo do investimento em mídias sociais”, lembra Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.

Comece com palavras-chave

As palavras-chave ajudam os mecanismos de pesquisa, como o Google, a entender do que tratam suas páginas da Web. Quando alguém digita uma pesquisa no Google, ele exibe uma seleção de resultados que considera uma boa correspondência para essa consulta. O conteúdo que contém palavras-chave relevantes é uma das principais maneiras de o Google decidir se uma página da Web tem boa correspondência a uma determinada busca.

As palavras-chave devem ser relevantes para o seu site ter um número razoável de pesquisas mensais, mas deve ser algo para o qual você possa se qualificar de forma bem realista. Se uma palavra-chave não atender a esses três critérios, não faz sentido otimizar uma página da Web para classificá-la em nas buscas.

No entanto, pesquisar palavras-chave não é suficiente. Você também precisa entender a intenção que as pessoas têm quando pesquisam usando essas palavras-chave, pois o Google tentará entender a intenção por trás de uma determinada pesquisa para poder oferecer os resultados mais relevantes. Para otimizar a intenção da palavra-chave, verifique os resultados existentes para uma determinada palavra-chave e veja que tipos de páginas o Google está oferecendo.

Crie conteúdo de alta qualidade

O conteúdo de alta qualidade que inclui palavras-chave relevantes e correspondes à intenção de pesquisa é o requisito básico para uma classificação mais alta no Google. Sem ele, é improvável que você tenha uma boa classificação em qualquer mecanismo de pesquisa.

Exemplos de conteúdo de alta qualidade incluem, entre outros, palavras-chave, descrições completas e precisas de seu produto/serviço, fotos de produtos de alta qualidade, resenhas e/ou depoimentos. Se o seu orçamento for apertado e não puder contratar um redator profissional, você poderá usar ferramentas de IA para orientá-lo sobre algumas ideias que o seu conteúdo precisaria cobrir. Certifique-se de usar essas ferramentas como um assistente para obter um ponto de partida e não confiar totalmente no uso do conteúdo exato que essas ferramentas estão gerando.

Depois de otimizar suas páginas de produtos/serviços, você pode se concentrar em outros tipos de áreas do seu website. Isso pode incluir postagens de blog, infográficos, conteúdo de vídeo, ferramentas interativas e muito mais.

Compartilhe seu conteúdo

Depois de criar seu conteúdo, é essencial compartilhá-lo e promovê-lo. Se uma página começar a receber links orgânicos, o Google entenderá que os usuários estão achando o conteúdo útil e começará a classificá-lo melhor devido à sua popularidade.

Qualquer coisa que divulgue sua empresa aumentará as chances de você obter um link, mas sempre se concentre na qualidade em vez da quantidade. A parceria com influenciadores, a geração de cobertura de RP e a promoção em seus canais sociais são ótimas táticas para atrair mais atenção para o seu conteúdo.

Use links internos

Embora seja necessário atrair links de outros sites para aumentar sua classificação no Google, os links que existem entre as páginas do seu site também são importantes. Os links internos podem ajudá-lo a obter uma classificação mais alta no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

Por exemplo, se você estivesse vendendo acessórios e escrevesse uma postagem no blog sobre “Por que comprar um acessório tornará sua vida melhor”, a próxima etapa lógica seria criar um link para a página daquele acessório, para que as pessoas pudessem comprar um depois de ler a postagem. Esse link também pode impulsionar seu SEO.

Para permitir isso, você deve garantir que seus links internos usem o texto âncora apropriado (o texto em que você clica para visitar um link), que informa aos clientes para onde o link os levará. Ele também precisa estar relacionado às palavras-chave para as quais você está tentando classificar a página vinculada.

Monitore seus resultados

Monitorar os resultados dos seus esforços de SEO é essencial para garantir que eles estejam valendo a pena. Para isso, certifique-se de que qualquer ferramenta de SEO usada para pesquisa de palavras-chave tenha um recurso de monitoramento de classificação. Você também deve usar o Google Analytics para monitorar os aumentos no tráfego e no valor da página decorrentes de seus esforços de SEO.

Continue repetindo essas etapas

Seguir todas essas etapas uma única vez provavelmente resultará em um pequeno aumento de SEO. Mas, se você quer mesmo ter uma classificação mais alta no Google, precisa continuar trabalhando nessas etapas. Sempre haverá novas palavras-chave para segmentar e novos links a serem conquistados.

“A otimização para mecanismos de pesquisa pode parecer assustadora, mas dividi-la em etapas menores facilitará o trabalho. Comece identificando as palavras-chave de maior prioridade e concentre-se em otimizar seu site para elas”, concluiu Luiz D’Elboux.

Veja mais dicas para melhorar o SEO neste tutorial no Canal da GoDaddy no Youtube.

A GoDaddy oferece um pacote integrado de produtos e serviços on-line que vão desde registro de domínio, hospedagem, construção de sites, loja on-line, marketing digital, e-mail profissional, proteções de segurança e ferramentas de produtividade. A empresa disponibiliza o suporte técnico aos clientes, em português e com pessoas atendendo ao telefone para ajudá-los no crescimento de seus empreendimentos on-line, com as ferramentas que melhor atendam suas necessidades.

Suporte Técnico Brasil
Em todo o território nacional: Das 8h às 21h, de segunda à sexta-feira
4003 3329


Sobre a GoDaddy

A GoDaddy ajuda milhões de empreendedores em todo o mundo a iniciar, crescer e ampliar seus negócios. As pessoas vêm à GoDaddy para criar um nome e logo para seus empreendimentos, construir um site profissional, atrair clientes e vender seus produtos e serviços on-line. As ferramentas fáceis de usar da GoDaddy ajudam os microempresários a gerenciar tudo em um só lugar e seu suporte especializado está disponível para fornecer assistência.

Para saber mais sobre a empresa, visite www.GoDaddy.com.