Diretor de Governança, Riscos e Compliance para América Latina passa a comandar, também, operação nos Estados Unidos, Portugal e Espanha, com o desafio de padronizar as entregas e engajar as equipes geograficamente distribuídas
Após o lançamento e consolidação da plataforma xMDR no mercado mundial, a Cipher, empresa de cibersegurança do grupo Prosegur, dá continuidade ao processo de globalização do portfólio com a expansão da área de Governance, Risk and Compliance Services (GRC) para a operação nos Estados Unidos, na Espanha e em Portugal. O atual diretor de GRC para América Latina, Paulo Rogério Poi, é o executivo responsável por unificar mundialmente a oferta de serviços que incluem a certificação PCI DSS, um dos carros-chefes da companhia no Brasil, passando a diretor global da área.
Com mais de uma década de experiência em certificação PCI, a Cipher é QSA (Consultor de Segurança Qualificado) e ASV (Fornecedor de Varredura Aprovado), com market-share expressivo nesse segmento. O portfólio da Unidade de Negócios também inclui Gestão de Riscos e Conformidade, Avaliação e Consultoria em LGPD, Detecção de Ameaças, Mapeamento e Classificação dos Dados e Planejamento para Continuidade dos Negócios.
Segundo o executivo, a área de GRC, até então centralizada no Brasil, já exportava serviços para as outras subsidiárias da companhia, e o crescimento da operação foi um processo natural com a globalização da Cipher. Nesse sentido, Poi relata que as soluções já estavam aderentes aos mercados internacionais, dependendo apenas de traduções e adaptações regionais.
Oferta padronizada e de ponta a ponta
Com alçada global, apoiada por líderes de prática cobrindo EMEA e Américas (LATAM e EUA), Paulo Poi segue em linha direta com o CSMO (Chief Sales and Marketing Officer) Paulo Roberto Bonucci, e passa a interagir diretamente com o CEO, David Fernandez Granado, localizado na Espanha. Estrategicamente posicionado no board da organização, o diretor assume a missão de padronizar a oferta de serviços e promover o cross selling entre as áreas identificando necessidades específicas dos clientes de serviços GRC.
“A mesma certificação PCI que oferecemos no Brasil é aplicada às empresas de outras regiões. Atuamos com equipes regionalizadas, sob a coordenação de lideranças globais, o que favorece as entregas e o suporte localmente. Somada a isso, a oferta de um portfólio abrangente torna a Cipher mais competitiva e preparada para atender demandas de ponta a ponta”, explica o diretor global de GRC.
Hoje, a equipe de GRC conta com 35 profissionais, 19 dos quais alocados no Brasil. Com a expansão da área para os novos mercados, os planos são ampliar o time de forma progressiva. Segundo Poi, a Cipher tem uma cultura de gestão de talentos baseada no aproveitamento de competências e desenvolvimento de pessoas como ferramenta de engajamento e unificação dos times, garantindo qualidade e padronização das entregas.
“Na base da pirâmide temos profissionais em formação com programas intensivos de aprimoramento e no topo contamos com um timer de experts que inclui consultores e professores de cibersegurança exercendo lideranças estratégicas”, afirma o executivo. Ele destaca que o baixo turnover na Cipher favorece um ciclo contínuo de desenvolvimento das pessoas e de novas lideranças.
Quem é Paulo Poi
Paulo Rogério Poi é Diretor Global da área de Governança, Riscos e Conformidades (GRC) na Cipher, empresa de segurança de dados do grupo Prosegur. Integra o time de profissionais da companhia desde 2012, tendo atuado como gerente e diretor LATAM de GRC. É graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) e possui MBA em Gestão de Segurança da Informação pela DARYUS Education São Paulo, além de certificações em PCI-QSA, ISO-27001IA, CISM e outras especializações.