Pagamento do 13º salário: oportunidade para planejar e otimizar as finanças

Read Time:2 Minute, 57 Second

Especialista destaca a importância de utilizar o valor com sabedoria e elenca dicas para o bem-estar financeiro 

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até dia 30 de novembro, já a segunda parcela, pode ser creditada até dia 20 de dezembro. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aproximadamente 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com, em média, R$ 3.057.  

Com o pagamento do rendimento adicional se aproximando, surge a dúvida sobre como aproveitar este dinheiro e de que maneiras investir este valor. De acordo com Jean Seidler, coordenador da gestão da Estácio RS, o 13º salário pode ser uma ótima oportunidade para planejar e otimizar suas finanças.  

Conforme o especialista, entre as principais dicas para ajudar a utilizar o 13º de forma inteligente, estão: 

  1. Avalie suas necessidades financeiras; 
  1. Priorize dívidas de alto juro; 
  1. Crie ou reforce sua reserva de emergência; 
  1. Planeje seu orçamento; 
  1. Invista de acordo com os seus objetivos; 
  1. Considere gastos futuros; 
  1. Evite gastos impulsivos; 
  1. Em casos de dúvidas, consulte um profissional da área financeira. 

Para quem deseja investir o valor do 13º, existem diversas opções de investimentos confiáveis e que geram um bom retorno, entretanto, Jean ressalta que a escolha dependerá de seus objetivos financeiros, tolerância ao risco e horizonte de investimento. Entenda: 

  • Investimentos de Baixo Risco:  

Se o objetivo for preservar o capital e minimizar o risco, deve-se considerar opções de investimento de baixo risco, como Certificados de Depósito (CDs), Tesouro Direto (títulos públicos), ou fundos de renda fixa. “Esses investimentos geralmente oferecem retornos mais modestos, mas são mais seguros”, explica. 

  • Investimentos de Médio Prazo: 

Já se o trabalhador puder deixar o dinheiro investido por alguns anos, a sugestão é explorar opções de investimento de médio prazo. “Isso inclui alguns tipos de fundos de investimento, CDBs com prazos mais longos, e até mesmo alguns tipos de ações”, destaca o coordenador. 

  • Investimentos de Longo Prazo:  

Agora, se horizonte de investimento for de longo prazo, como para a aposentadoria, o especialista pontua que o trabalhador pode considerar ações, fundos de ações, ou investir em um plano de previdência privada, visto que esses investimentos tendem a ter maior volatilidade, mas podem oferecer retornos significativos ao longo do tempo. 

  • Educação Financeira:  

Por fim, a última sugestão de Jean é que o trabalhador invista em si mesmo: “considere alocar parte do dinheiro para cursos, treinamentos ou certificações que possam melhorar suas habilidades profissionais e aumentar suas oportunidades de carreira”. 

O coordenador de gestão da Estácio ainda ressalta a importância de lembrar sempre que é essencial diversificar os investimentos para reduzir riscos. “Antes de tomar qualquer decisão, é aconselhável buscar a orientação de um profissional financeiro para garantir que suas escolhas estejam alinhadas com seus objetivos e perfil de investidor”, comenta. 

 

13º salário como oportunidade de liquidar dívidas 

Outra opção para a aplicação do rendimento adicional é a utilização deste valor para a reduzir ou liquidar dívidas. “A abordagem ideal é direcioná-lo para saldar os boletos atrasados, priorizando especialmente aqueles com juros elevados, que são justamente os mais difíceis de eliminar, como a temida fatura do cartão de crédito”, aconselha. 

Entre as sugestões de Jean estão a negociação de dívidas diretamente com os credores, visando obter descontos e reestruturar parcelas, assumindo um compromisso financeiro que se encaixe no orçamento. Ainda, outra tática envolve antecipar o pagamento de compras parceladas que ainda estão por vencer. “Essa abordagem permite preparar o terreno para que o salário de janeiro entre na conta de forma tranquila, sem o risco de ser dissipado em poucos dias”, explica.