Machos e fêmeas jovens são destaque na 22ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023

Read Time:3 Minute, 59 Second

A 22ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 aconteceu na unidade Friboi em Araputanga (MT) no dia 31 de outubro. Durante o evento, 1.010 animais foram submetidos à avaliação, sendo 610 machos e 400 fêmeas. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e o Frigorífico Friboi, foi responsável pela organização. Participaram nove pecuaristas e o evento contou com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.  

“Os machos e fêmeas impressionaram pela juventude, peso elevado e ótima cobertura de gordura. Parabenizamos todos os envolvidos, reiterando nosso compromisso contínuo com a excelência na produção Nelore. Essa conquista reflete a força e o futuro promissor da pecuária brasileira”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB. 

“A significativa importância da região Oeste para a pecuária em Mato Grosso e em nível nacional é indiscutível, sendo um polo de grande relevância para nossa produção. A iniciativa de oferecer premiações representa não apenas um reconhecimento ao aprimoramento genético, mas também uma estratégia eficaz para impulsionar toda a cadeia produtiva da carne”, comenta Alexandre El Hage, presidente da ACNMT. 

Melhor Lote de Carcaças de Machos 

No que diz respeito aos machos avaliados, 72% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade de 2 anos. Além disso, 84% dos animais registraram um peso superior a 20 arrobas, com uma média de 23 arrobas. A qualidade também foi evidenciada na cobertura de gordura, onde 73% dos machos demonstraram cobertura de gordura mediana ou uniforme. 

Os vencedores do prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Machos foram: Gustavo Nakai de Magalhães Ribeiro, da Fazenda São José (Cáceres/MT), conquistou a Medalha de Ouro, evidenciando a excelência e qualidade de seu lote. A Medalha de Prata foi concedida a Luiz Andress Soares, da Fazenda Água Rica (Indiavaí/MT). Manuel Jorge Ribeiro, da Fazenda Sarita (Lambari D’Oeste/MT), alcançou a Medalha de Bronze. 

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas 

Entre as fêmeas avaliadas, 92% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, com 61,5% delas mantendo uma dentição de leite completa, denotando uma faixa etária inferior a 2 anos. Além disso, todos os animais registraram um peso superior a 16 arrobas, com uma média de 18,4 arrobas. 93% das fêmeas apresentaram cobertura de gordura uniforme. 

Os méritos na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foram conferidos com destaque aos seguintes vencedores. Gustavo Nakai de Magalhães Ribeiro, da Fazenda São José (Cáceres/MT), recebeu a Medalha de Ouro. Wallace Antunes Gonçalves, da Fazenda Morada do Sol (Cáceres/MT), foi agraciado com a Medalha de Prata em reconhecimento ao seu lote. Osmar Antunes de Oliveira, da Fazenda Novo Horizonte (Curvelândia/MT), conquistou a Medalha de Bronze. 

É importante ressaltar que esses três lotes foram igualmente honrados com a Medalha Ouro Branco, conferida em virtude da qualidade e uniformidade dos animais que compõem esses lotes. 

Novidades do campeonato 

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa. 

Calendário 

 

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:   

·       29/11 – Friboi de Itapetinga (BA)  

·       30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS)  

Circuito Nelore de Qualidade 

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.