Resultado é impulsionado pela venda de filés frescos, produtos com maior valor agregado
O faturamento das exportações da piscicultura atingiu US$ 6,7 milhões no terceiro trimestre de 2023, com aumento de 48% em comparação ao mesmo período de 2022. Entre janeiro e setembro, foram arrecadados US$ 18,7 milhões contra US$ 18,8 milhões no mesmo período do ano passado. As informações são do Ministério da Economia e compiladas pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).
Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR, entende que “este importante aumento das exportações no terceiro trimestre indica reação à oscilação dos preços da tilápia no mercado interno nos últimos meses”. Ele destaca que “mesmo com redução de 11% no volume exportado no terceiro trimestre, o crescimento de quase 50% em dólar representa valorização do produto nacional em diversos países, como os Estados Unidos – destino de 90% das exportações”.
Outro destaque é a liderança dos filés frescos ou refrigerados. “O filé fresco de tilápia brasileira tem boa reputação no exterior, sendo considerado produto premium. As vendas desse item representam aumento de 361% em valor, no período”, ressalta Medeiros.
A tilápia manteve-se na liderança entre as espécies, com aumento de 47% nas vendas frente ao mesmo período de 2022 – gerando receita de US$ 6,6 milhões. O tambaqui veio em seguida com receita de US$ 82 mil (crescimento de 276% no trimestre quando comparado ao mesmo período do ano passado).
O principal parceiro comercial do Brasil são os Estados Unidos, que importou aproximadamente US$ 6,1 milhões (90% do total). Em seguida, aparecem Japão (US$162 mil) e Canadá (US$132 mil).
Entre os estados brasileiros, o Paraná liderou as exportações de tilápia, com US$ 5 milhões ou 76% do total exportado no período, seguido por São Paulo, com US$ 728 mil, e Bahia, com US$ 620 mil.