Os cursos presenciais de Administração e Marketing do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) atingiram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2022, segundo o Ministério da Educação (MEC).
No Ensino à distância, Gestão de Recursos Humanos ficou com nota 4. Na modalidade presencial, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia também receberam avaliação 4, considerada uma ótima nota (escala de avaliação de 1 a 5). Os resultados ressaltam a qualidade acadêmica da instituição, que prepara os estudantes para um futuro promissor e contribui para o avanço da educação no país. As notas foram publicadas na tarde da última terça-feira, 31 de outubro pelo MEC.
Dos 126 cursos de Administração presenciais no estado do Paraná que foram avaliados, apenas seis receberam a nota máxima, sendo o Integrado um deles. Em Marketing, somente dois cursos do Estado conquistaram a nota 5 e o Integrado teve a nota mais alta (nota contínua), ficando em primeiro no Paraná. Além disso, em Ciências Contábeis, a instituição se destacou com a nota mais elevada na região de Campo Mourão.
Compromisso de qualidade
Para o coordenador e professor dos cursos de Administração e Gestão, Marcelo A. Cordeiro, a conquista do resultado do exame é atribuída à dedicação de docentes, discentes e colaboradores da instituição.
O coordenador também reforçou o compromisso da instituição em manter e aprimorar a qualidade do ensino, preparando os estudantes para o futuro e contribuindo para o avanço da educação no país. “Toda essa equipe contribuiu para a formação de uma matriz moderna e completa que atende as demandas do mercado. Destaco aqui o papel dos professores que, de forma eficaz, não mediram esforços para usar estratégias distintas no processo de ensino-aprendizagem para que os estudantes alcançassem a competência necessária para atuarem em suas profissões”, ressaltou Cordeiro.
A instituição oferece ensino superior reconhecido pelo MEC com nota máxima no Conceito Institucional, com infraestrutura moderna, laboratórios de ponta, metodologias inovadoras e um corpo docente experiente. São quase 9400 profissionais formados pela instituição. A egressa de Administração, Bianca Monte Alto, que participou do processo de avaliativo, contou que também foi uma conquista individual. “Foi bem desafiador, principalmente devido ao tamanho da prova, por apresentar questões discursivas, dei o meu máximo e consegui ter um resultado satisfatório, me deixou orgulhosa”, disse a administradora que também elogiou os docentes e o curso da qual se formou.
“Os professores são dedicados e sempre inovaram as aulas e as metodologias, o apoio e acompanhamento que tivemos foi um diferencial durante toda a graduação”, explicou Bianca.
A diretora de Gestão Acadêmica, Luciana Pontes, ressalta que o bom desempenho dos egressos é uma consequência do compromisso do ensino do Centro Universitário Integrado. “É importante destacar que nossos (ex) estudantes se dedicaram com muito afinco e responsabilidade na prova do ENADE. Isso mostra o pertencimento e comprometimento de todos. Esse resultado é reflexo de um intenso trabalho de um grande time. O desempenho dos nossos estudantes é consequência de uma preparação que se inicia desde o primeiro ano do curso”, destacou Pontes.
Trabalho em equipe é consenso entre os professores da instituição, como aponta o coordenador e professor do curso de Direito, Robervani Prado, esse é um momento de muito orgulho. “Essa avaliação foi muito importante porque é o resultado de um trabalho feito por uma equipe verdadeiramente integrada, dos professores, do curso, com apoio da gestão acadêmica e, sobretudo, da instituição. Esse resultado, nota 4, coloca o Direito entre os melhores do Paraná e do Brasil”, avaliou Prado.
A professora e coordenadora de Relacionamento e Experiência Universitária, Thaís Serafim, destaca algumas ações voltadas para o bem-estar dos acadêmicos que refletiram no resultado da avaliação.
“O curso de Psicologia tem um histórico de muito comprometimento com as demandas individuais e coletivas e nunca mediu esforços em proporcionar experiências significativas de estágio e extensão aos estudantes, inclusive nas adaptações de atendimento e atualização profissional durante o período de pandemia. O resultado que alcançamos reflete exatamente a educação que acreditamos. Educação que prepara para os desafios do mercado de trabalho, compreende a realidade e a (trans)forma.”, destacou Thaís.