Nos dias 25 e 26 de outubro, a unidade da Frisa em Nanuque (MG) foi o cenário da 21ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023. Durante o evento, 1.294 animais foram submetidos à avaliação, sendo 1.131 machos e 163 fêmeas. A organização ficou a cargo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) e o Frigorífico Frisa. No total, 13 pecuaristas participaram, e a etapa contou com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Entre os machos avaliados, 79% possuíam até 2 dentes incisivos permanentes, indicando cerca de 2 anos de idade. Além disso, 70% deles apresentaram peso superior a 19 arrobas, elevando a média para 20 arrobas. É notável também que 92% dos machos exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme”, explica Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Segundo Callejon, que esteve envolvido nas avaliações, tanto os machos quanto as fêmeas demonstraram uma ótima cobertura de gordura. “Esse fator não apenas evidencia o cuidado dedicado à nutrição e manejo, mas também destaca o compromisso dos neloristas em assegurar o desenvolvimento saudável e equilibrado desses exemplares.”
Melhor Lote de Carcaças de Machos
O destaque no segmento de carcaças de machos foi de Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraíso (Nanuque/MG), que foi agraciado com a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi conferida a Marcos Lázaro Andrade Leite Gonçalves, da Fazenda São Francisco (Unaí/MG), pelo desempenho de seu lote de carcaças de machos. Arnóbio Bonomo, da Fazenda Rancho Canadá (Nanuque), conquistou a Medalha de Bronze.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Cerca de 96% das fêmeas apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma faixa etária média de 2 anos. Além disso, 63% delas exibiram peso superior a 14 arrobas, com uma média de 14,5 arrobas. É importante ressaltar que 93% desses animais demonstraram uma cobertura de gordura uniforme.
No segmento de carcaças de fêmeas, o prêmio de Medalha de Ouro foi conferido à Frisa Agro, representada pela Fazenda Rancho Canadá, destacando-se como o Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. José Cássio Trindade, da Fazenda Reata, recebeu a Medalha de Prata, reconhecendo a qualidade do seu lote de carcaças de fêmeas. Marcílio Alves, da Fazenda Rancho Canadá, conquistou a Medalha de Bronze. As três propriedades ficam em Nanuque.
Novidades do campeonato
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 29/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.