A unidade I do Friboi em Campo Grande (MS) sediou a 19ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 em 19 de outubro. Nesse evento, 1.249 animais passaram por avaliação, dos quais 883 eram machos, sendo castrados e não castrados, e 366 eram fêmeas. A etapa foi organizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em colaboração com a Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) e pelo Frigorífico Friboi, contou com a participação de 17 pecuaristas. Houve apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
”Avaliamos animais que se destacaram devido à sua precocidade e boa cobertura de gordura”, afirmou Gustavo Callejon, assistente técnico da ACNB.
Callejon completa que “dentre os machos, 82% possuíam até dois dentes incisivos permanentes, indicando cerca de 2 anos de idade, 75% deles pesavam mais de 20 arrobas, o que elevou a média geral para 22 arrobas. Além disso, 58% desses animais apresentavam cobertura de gordura mediana. Campo Grande foi um destaque no Circuito, ficamos impressionados com os resultados alcançados.”
Melhor Lote de Carcaças de Machos
José Francisco Figueiredo Micheloni, da Fazenda Três Barras (Santa Rita do Pardo/MS), foi agraciado com a Medalha de Ouro, e a Fazenda Seriema Agropecuária (Miranda/MS), recebeu a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze foi entregue a Walter Vieira Júnior, da Fazenda Bom Pastor, situada em Pedro Gomes (MS).
Além disso, José Francisco de Souza, da Fazenda Atibaia (Coxim/MS), recebeu a Medalha de Ouro com o seu Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
No que diz respeito às fêmeas avaliadas, 57% dos animais apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma média de 2 anos de idade. Além disso, 72% apresentaram um peso superior a 17 arrobas, com uma média de 18 arrobas, enquanto 97% apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Os prêmios foram concedidos da seguinte maneira: Paulete Teles, da Fazenda Veneza (Bonito/MS), conquistou a Medalha de Ouro, garantindo o título de campeã na categoria de fêmeas. Walter Schlatter, das fazendas Minuano e Entre Rios (Chapadão do Sul/MS), foi agraciado com a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze foi atribuída a Maria José Saenz Surita Pires de Almeida, da Fazenda Sete Voltas (Ribas do Rio Pardo/MS). Além disso, todos os três melhores lotes foram premiados com a Medalha Ouro Branco, reconhecendo a qualidade e uniformidade dos animais apresentados.
Com o Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens, Gustavo Medeiros Horn da Fazenda Boa Vista, de Corguinho (MS) recebeu a Medalha de Ouro.
Novidades do campeonato
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
· 08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
· 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
· 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
· 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
· 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
· 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
· 29/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
· 30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.