Publicação conta a trajetória de sucesso do executivo à frente de grandes empresas
Se você já esteve em um voo da Azul Linhas Aéreas, certamente recebeu dos comissários de bordo um pacote de balinhas de gelatina em formato de aviões. Sempre tem aquele passageiro que pede mais um, para comer depois, ou para levar para os filhos. E, prontamente, o funcionário da companhia atende ao pedido. A cena se repete milhares de vezes, diariamente, e representa uma pequena amostra de como a Azul revolucionou o setor a partir de uma cultura organizacional implantada por Pedro Janot, com foco nos funcionários e nos clientes. “Nas páginas, conto episódios que simbolizam a importância de cuidar das pessoas. E como fazer isso? Com verdade e exemplo. Você cuida fazendo o que fala. Você cuida sendo autêntico”, destaca.
O executivo, com mais de 40 anos de experiência no mundo dos negócios, sendo 30 deles como CEO, conta, nas páginas do seu novo livro, como implantou propósito e valores que colocam as pessoas como figuras centrais para o sucesso corporativo. Acompanhado do escritor Edvaldo Pereira Lima, Janot revela bastidores da criação da Azul e da vivência como gestor de grandes companhias como Richards, Zara e Pão de Açúcar. O leitor vai aprender sobre liderança, ao acompanhar histórias que vão desde o lançamento de uma aeronave, cujas iniciais PJ foram cravadas na fuselagem junto à matrícula, até o inusitado dia em que a então Presidente Dilma Rousseff ofereceu a própria cama para Pedro descansar – e ele aceitou!
“Focado em Pessoas” é o terceiro livro de Janot, que passou a se dedicar a dividir sua experiência como executivo em grandes empresas brasileiras, depois de sofrer um acidente de cavalo e ficar tetraplégico, há mais de 11 anos. O episódio também aparece nas páginas da publicação. O escritor também realiza palestras, mentorias e, recentemente, lançou o primeiro curso on-line para líderes e gestores: o Método Pedro Janot.
Ficha Técnica “Focado em Pessoas”
Subtítulo: Meu legado azul em gestão e liderança agora
ISBN: 978-65-88595-28-2
Formato: 16x23cm
Páginas: 232
Preço de capa: R$ 44,90
Autor: Pedro Janot
Gênero: Desenvolvimento profissional/Carreira
PEDRO JANOT começou a carreira como comprador da Mesbla, experiência que lhe rendeu indicação para integrar um novo momento da Lojas Americanas. Na rede, foi um dos responsáveis pela estratégia de folhetos (aqueles que chegavam às casas dos consumidores encartados nos jornais), uma grande inovação em marketing à época. A performance na coordenação logística rendeu a Pedro outra indicação importante, para a diretoria da Richards, onde atuou por 11 anos. Na empresa, conduziu o turnaround e o projeto de franquias, contribuindo imensamente para o fortalecimento da marca. A partir desta trajetória, foi escolhido para trazer a Zara ao Brasil e ser o primeiro CEO da empresa, posição que ocupou de 1998 a 2007.
Após rápida passagem pelo Grupo Pão de Açúcar, Pedro foi escalado para um novo desafio: ser o presidente da primeira companhia aérea low cost do país. Sob seu comando, a Azul, criada pelo americano David Neeleman, conquistou 13% do mercado nos primeiros cinco anos – época em que havia um duopólio muito forte no setor. Após uma queda de cavalo, em 2011, que o deixou sem os movimentos das pernas e braços, seguiu no cargo, até 2012.
Desde então, Pedro repassa seus conhecimentos sobre gestão, liderança e inovação em palestras por todo o país, além de conduzir a Contravento, consultoria voltada para a melhoria de processos no varejo de moda. É, ainda, sócio do Grupo Solum, que busca aproximação das PMES ao mercado de capitais e conselheiro de cinco empresas PMES, implementando a educação à distância com a marca.
É formado pela Universidade Cândido Mendes em administração de empresas, pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e MBA pelo Ibmec.
SITE: www.pedrojanot.com.br
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/janotpedro/
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/pedrojanot/