A chegada do mês de outubro vem acompanhada da conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama por meio da campanha Outubro Rosa. Nesse período, são disseminadas diversas iniciativas voltadas para o diagnóstico precoce da doença. A Pormade, uma das maiores indústrias de portas do Brasil, reconhece a importância desse trabalho social e desenvolve, anualmente, ações específicas para a data.
Atualmente, mais de 30% do quadro de colaboradores da empresa é constituído por mulheres. Preocupada com a saúde das colaboradoras e da sociedade como um todo, em 2023, a Pormade investiu R$ 50 mil para promover uma série de ações que serão realizadas durante todo o mês.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que são estimados mais de 73 mil diagnósticos de novos casos de câncer de mama no Brasil este ano. A coordenadora de RH da Pormade, Sueli Heppner, ressalta a dedicação da empresa em conscientizar sobre o tema. “Reconhecemos a importância de apoiar a campanha Outubro Rosa e de promover ações tanto internas quanto externas relacionadas à causa. Com quase 350 mulheres no nosso quadro corporativo é fundamental que demonstremos o compromisso com a saúde e o bem-estar, além de contribuirmos para a conscientização do maior número de pessoas possível”, explica.
De acordo com ela, por meio dessa iniciativa, a Pormade não apenas apoia as mulheres da equipe, mas também desempenha um papel ativo na construção de uma sociedade mais saudável e solidária.
Dentre as ações internas programadas para 2023, destacam-se a criação de um broche da campanha disponível para todos utilizarem no dia a dia, parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer na venda de camisetas aos colaboradores, bem como um passeio ciclístico em União da Vitória (PR) e Porto União (SC) que além de oferecer qualidade de vida, ainda auxiliará as pacientes da unidade oncológica municipal, já que haverá arrecadação de suplementos como água de coco e leite em pó. Também está programada uma palestra educativa com médico especialista que poderá ser acompanhada no canal do Youtube da Pormade.
Para a comunidade, a empresa vai decorar a fachada de todas as 40 lojas espalhadas pelo Brasil, bem como iluminará as vitrines na cor rosa. O caminhão showroom Pormade Móvel adesivado com o tema da campanha, na cor rosa, e que tem uma mulher como motorista, faz parte também das ações e já está em circulação distribuindo panfletos com informações sobre o autoexame. Uma rota estratégica foi pensada para que o veículo passe por diversas cidades do Sul do Brasil durante o mês, disseminando informações sobre a prevenção da doença para o maior número de pessoas.