O Outubro Rosa é o mês de conscientização mundial sobre o câncer de mama, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Durante esse período, diversos monumentos, prédios públicos e empresas do mundo todo adotam a cor rosa em suas fachadas como símbolo de apoio à causa. Neste mês, são realizadas inúmeras ações educativas, palestras, exames gratuitos e eventos para promover a saúde da mulher e incentivar a realização de mamografias regulares, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.
Do lado empresarial, o Outubro Rosa inspira organizações a oferecerem produtos e serviços relacionados, com parte das receitas frequentemente destinadas a pesquisas e programas de apoio. A tendência de inovação não se limita apenas aos produtos: ela se estende a iniciativas educacionais, eventos de conscientização e campanhas que visam melhorar a saúde das mulheres. Além disso, muitas empresas promovem outras ações internas, como arrecadação de fundos para instituições de combate ao câncer, oferecimento de licenças para exames de mamografia e até mesmo a realização de exames preventivos gratuitos para suas funcionárias. Essas iniciativas não apenas contribuem para a conscientização, mas também incentivam os funcionários a cuidarem de sua saúde e criam um ambiente de trabalho mais saudável e solidário.
Confira a ação de algumas empresas que engajam no Outubro Rosa:
Natural One: doação de exames e informações sobre a importância do diagnóstico precoce
A Natural One – marca líder de sucos 100% naturais e que estreia na categoria de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais) – renova a parceria com a ONG Américas Amigas, instituição que atua na prevenção do câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa contempla a doação de exames de detecção da doença para pessoas de baixa renda de todo o Brasil, como mamografia, ultrassonografia, ressonância e biópsia, com atendimento primário via que carreta que atua como ponto de atendimento itinerante, irá circular por oito cidades paulistas durante o quarto trimestre de 2023. Para o período de outubro a dezembro, a estimativa é atender cerca de 80 pessoas/dia durante 55 dias, o que corresponde a 4.400 beneficiados.
Para chamar a atenção do público para a necessidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer que é o que mais mata as mulheres brasileiras, a empresa lança ainda a versão 300ml do Pink Lemonade, blend exclusivo da marca, que chega aos mercados em uma edição limitada com uma embalagem exclusiva, incluindo a característica tampinha verde da empresa que ganha a tonalidade rosa, símbolo da campanha, e uma rotulagem especial com QR Code que direciona os consumidores para conteúdos sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Shopping da Multiplan realiza desfile com mulheres em tratamento de câncer de mama
O ShoppingSantaÚrsula, da Multiplan, localizado em Ribeirão Preto, irá promover no dia 18 de outubro, quarta-feira, às 19h, o “Desfile Rosa – A beleza e a força da mulher no controle do câncer de mama”. O evento tem objetivo de mostrar para todos que mesmo depois do diagnóstico de um câncer, há cura, vida e beleza.
O evento conta com a participação de 15 mulheres em processo de cura do câncer de mama e seguem esbanjando beleza, carisma, atitude e, principalmente, otimismo. Além do desfile, haverá uma apresentação de ballet solo e um momento musical com o Coral do REMA e o Coral Zênite, formado exclusivamente por mulheres da USP Ribeirão.
O desfile tem acesso gratuito e será realizado no Pátio Central do ShoppingSantaÚrsula, que está localizado na Rua São José, 933, no bairro Higienópolis.