Nova pesquisa mostra dados sobre a adoção da IA generativa no ambiente corporativo

Read Time:2 Minute, 22 Second

Levantamento online do GetApp entrevistou 479 funcionários de empresas brasileiras para entender o panorama do uso de uma das tecnologias mais populares do momento

O lançamento de ferramentas de IA generativa, que podem criar conteúdo novo a partir de poucos comandos, estremeceu o mercado de trabalho. Pensando no aumento da popularidade e uso dessa tecnologia, o GetApp, plataforma de comparação de softwares, decidiu investigar o nível de adoção desse tipo de sistema e quais ações as empresas têm empregado para manter a qualidade do material criado através da IA generativa.

No estudo, que ouviu a opinião de funcionários de empresas de diferentes portes e setores, 96% dos entrevistados disseram que sua companhia está ciente que eles utilizam ferramentas de IA generativa, sugerindo que a adoção pode ter partido mais como uma iniciativa da companhia do que uma ação individual dos funcionários.

Uma das discussões em torno da IA generativa é a precisão do material que ela é capaz de gerar, que podem conter erros de informação ou incluir vieses. É comum que as empresas realizem uma dupla checagem do conteúdo a fim de reduzir a possibilidade do compartilhamento de informações errôneas.

Com isso em mente, 88% dos funcionários que abertamente usam a IA generativa no trabalho  relataram que sua empresa monitora de alguma maneira a qualidade do material produzido pela tecnologia. 

“Na análise do GetApp, observa-se que não há um protocolo exclusivo para garantir a qualidade do material gerado pelas ferramentas de IA, já que as empresas têm implementado diferentes ações”, comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo. 

As principais ações colocadas em prática para validar a qualidade do material são, de acordo com os respondentes cuja empresa está ciente que eles usam IA generativa no trabalho:

  • Colher feedback dos funcionários por meio de pesquisas (47%);
  • Criar uma equipe dedicada para avaliar o material produzido pela IA (44%);
  • Realizar monitoramento de KPIs (36%).

Gava explica ainda que o cuidado das empresas com o uso da IA generativa também fica evidente no fato de que quase dois terços (64%) implementaram diretrizes para nortear o uso da tecnologia –os dados se referem aos empregados que usam abertamente a IA generativa no trabalho.

Do grupo cuja empresa possui diretrizes em prática, a maioria (75%) destacou que tal ação foi realizada para estabelecer o uso adequado das ferramentas de IA generativa aprovadas pela empresa.

Um de cada quatro usa a IA generativa diariamente

Atualmente, 27% dos trabalhadores indicaram que usam a IA generativa todos os dias. Apesar disso, o levantamento do GetApp mostra que o maior porcentual está relacionado aos trabalhadores que usam a tecnologia algumas vezes na semana (53%), 

Outro ponto importante é que o uso da IA generativa parece não estar restrito a um único departamento, já que 64% dos participantes disseram que uma parte significativa da empresa usa a IA generativa no trabalho.