Mozarlândia (GO) recebeu 2.500 animais para avaliações de carcaças do Circuito Nelore de Qualidade 2023

Read Time:3 Minute, 58 Second

Em 6 de outubro, o Circuito Nelore de Qualidade 2023 avaliou 2.342 machos não castrados e 158 fêmeas em Mozarlândia (GO). A 16ª etapa nacional das avaliações foi conduzida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em colaboração com a Associação Goiana do Nelore (AGN). No total, 13 pecuaristas participaram, e a Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal forneceram apoio para a realização do evento.

“Esta etapa do Circuito foi, sem dúvida, um marco. Tivemos o privilégio de testemunhar a maior etapa da história do campeonato, e os resultados falam por si mesmos. Não apenas pela impressionante quantidade de participantes, mas também pela notável qualidade dos animais apresentados”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB.

Miranda acredita que as avaliações realizadas em Mozarlândia demonstraram, mais uma vez, o compromisso da comunidade pecuária com a melhoria contínua da qualidade Nelore. “Estamos orgulhosos de fazer parte dessa jornada e empolgados para continuar aprimorando práticas e impulsionando ainda mais a excelência em nossa indústria. Parabéns a todos os envolvidos por tornar esta etapa memorável.”

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Dentre os machos avaliados, 73% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, o que indica aproximadamente 2 anos de idade. Além disso, 75,5% dos animais atingiram ou ultrapassaram a marca de 21 arrobas, com uma média de 22,5 arrobas. Por fim, o destaque vai para os 98% dos animais que exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

Nelore OL, da Fazenda Vera Cruz em Goianésia (GO), foi agraciado com a Medalha de Ouro, sendo tetracampeã nas etapas realizadas em Mozarlândia. José Francisco Ferreira de Senna, da Fazenda São Bento, de Porangatu (GO), recebeu a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze foi entregue a Edgar de Almeida e Silva Júnior, da Fazenda Barreiro, localizada em Paraúna (GO).

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

Entre as fêmeas, 96% dos exemplares demonstraram até dois dentes incisivos permanentes, indicando idade média de cerca de 2 anos. Além disso, 85% dos animais apresentaram um peso de mais de 14 arrobas, com uma média de 16 arrobas. Por fim, 89%, exibiu uma notável cobertura de gordura mediana ou uniforme.

Como vencedor do Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, José Francisco Ferreira de Senna, da Fazenda São Bento de Porangatu (GO), recebeu a Medalha de Ouro e a de Medalha Ouro Branco, enquanto Ricardo Helvécio Pereira da Fazenda Santa Luzia de Mozarlândia (GO) recebeu a Medalha de Prata.

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

Calendário

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:

  • 24/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
  • 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
  • 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
  • 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
  • 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
  • 09 e 10/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
  • 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
  • 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
  • 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
  • 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
  • 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
  • 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
  • 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.