Premiação reforça a importância em trabalhar práticas socialmente responsáveis e sustentáveis, além de contribuir para viabilizar ações mais conscientes com engajamento ambiental, social e governamental.
Um dos principais objetivos deste ano da Fibracem, indústria paranaense especializada no mercado de comunicação óptica, vem sendo realizado com sucesso. A empresa – que neste ano completa 30 anos de atuação no mercado e vem buscando aumentar ainda mais sua responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa – acabou de conquistar o desejado Selo Clima Paraná, edição 2023.
A certificação, concedida pelo Governo do Estado, tem o objetivo de reconhecer empresas paranaenses que decidem voluntariamente medir, divulgar e reduzir sua pegada de carbono, além de adotar práticas sustentáveis ligadas ao ESG (Environmental, Social and Governance, (Ambiental, Social e Governança), gerando impacto positivo para o ambiente e para a sociedade.
Além das iniciativas com o meio ambiente (segregação e destinação adequadas dos resíduos, baixa poluição sonora e do ar, campanhas de conscientização com o meio ambiente e energia renovável, por exemplo), outras ações também foram fundamentais para a conquista, como a Política de Equidade de Gênero e Diversidade, o Código de Conduta, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e campanhas sociais como arrecadação de agasalhos e brinquedos.
“O prêmio reforça ainda mais o nosso compromisso em trabalhar imersos em práticas socialmente responsáveis e sustentáveis, além de viabilizar ações mais conscientes com engajamento ambiental, social e governamental que o mercado tanto espera”, celebra a CEO da Fibracem, Carina Bitencourt.
Ao longo deste ano a marca tem colecionado conquistas ligadas à pauta ESG. Além do Selo Clima Paraná 2023, a empresa foi a primeira indústria paranaense a receber o Selo ESG da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e do sistema de Serviço Social da Indústria (SESI). As ações da empresa também foram reconhecidas no Prêmio ODS 2022/2023, que premia e divulga práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ainda, no último mês, a Fibracem também foi reconhecida com o Selo Estande Sustentável, por sua participação na Futurecom 2023, um dos principais eventos de tecnologia, inovação e telecomunicações da América Latina.
“Fomos destaque dentre os mais de 250 expositores pelo fato de estarmos atentos e preocupados em incorporar estratégias ESG não só no stand durante o evento, mas também no dia a dia da empresa”, ressalta a executiva.
Mercado de telecom precisa avançar
Para o gerente de engenharia da Fibracem, Sebastião Rezende, as fabricantes também têm um papel decisivo quando o assunto é Sustentabilidade. Segundo o especialista, as indústrias do setor de telecomunicações precisam pensar cada vez mais na redução do impacto ambiental e reforça que a busca pelo desenvolvimento de produtos de qualidade e mais duráveis e a melhora nos processos internos e externos que se relacionam com a sustentabilidade pode ser um fator crucial.
“É fundamental que haja por parte das fabricantes uma conscientização para fazer o descarte correto de lixos eletrônicos, estabelecendo políticas cada vez mais completas de reciclagem e de reaproveitamento de materiais e insumos da produção desses equipamentos”, finaliza o gerente de engenharia, Sebastião Rezende.