Estágio como porta de entrada para o mercado de trabalho

Read Time:1 Minute, 39 Second

Especialista explica importância do estágio para o desenvolvimento profissional dos estudantes

Ingressar no mercado de trabalho é o sonho de todo profissional. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Muitos cargos exigem experiência, além de possuir uma grande concorrência. Nesse momento, é normal sentir a pressão de ser tão jovem e não ter prática, em um mercado com tantas barreiras. Por isso, o estágio é uma ótima solução!

Em um panorama geral, um estágio pode ser a porta de entrada para novas oportunidades. “O estágio é onde se tem o primeiro contato com o mercado, possibilitando o estudante a desenvolver habilidades e vivenciar o dia a dia da profissão escolhida”, explica a supervisora de estágios da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, Daianne Brando.

Mas não é só o profissional quem se beneficia. Brando explica que ter um estagiário possibilita o desenvolvimento da empresa, por meio da renovação de talentos e contratação de novos profissionais para o desenvolvimento de atividades, mesmo que em um estágio inicial de sua carreira. “Eles estão ansiosos para aprender e aplicar seus conhecimentos, o que pode ajudar a impulsionar a motivação e a moral da equipe. São novos talentos que chegam com ideias renovadas e mais tecnológicas”, analisa.

Daianne explica que o estágio é uma experiência fundamental para o desenvolvimento do profissional, que consegue colocar em prática a teoria estudada anteriormente. Isso porque, apesar da vivência acadêmica, é muito diferente experimentar o dia a dia de uma profissão, podendo criar conexões com especialistas na área, aprendendo sobre rotina e as responsabilidades de sua futura ocupação. “O profissional vai lidar com as adversidades, aprender a se portar em um ambiente de trabalho, a criar senso de responsabilidade. Isso impacta diretamente em sua carreira profissional e também no seu desenvolvimento pessoal”, explica.

A Fundatec integra instituições de ensino, estudantes e organizações públicas e privadas, disponibilizando um banco de currículos atualizados. Apenas nos últimos cinco anos, a Fundatec Estágios foi responsável pela contratação de 5.000 estagiários.