- Estudo aponta que 9 a cada 10 brasileiros perceberam o agravamento da fome no País;
- 60% da população brasileira conhece alguém em situação de insegurança alimentar;
- Metade dos brasileiros concorda que, além de empresas, órgãos públicos, ONGs e a sociedade como todo são responsáveis no combate à insegurança alimentar;
Doação de alimentos é a ação solidária mais comum entre brasileiros: aproximadamente 50% realiza este tipo de atitude social e 64% da população conhece alguém que precisou receber doações de cestas básicas no último ano. Essa é uma das descobertas da pesquisa inédita encomendada pela Kellanova – novo nome da Kellogg – para o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
A Companhia, comprometida em promover “Dias Melhores” para a sociedade, buscou entender o cenário da fome no Brasil com o objetivo de reafirmar seu compromisso em colaborar com as autoridades, organizações não governamentais e outros atores no combate à fome dentro da estratégia ESG global da Kellanova. Segundo relatório das Nações Unidas¹, entre 2019 e 2021, o número de pessoas em vulnerabilidade alimentar na América Latina cresceu em 13,2 milhões. O maior aumento foi registrado na América do Sul, onde mais de 11 milhões estão em situação de insegurança alimentar.
“Temos como meta gerar um impacto positivo na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, alimentando 400 milhões de pessoas em todo o mundo enquanto criamos ‘Dias Melhores’ para 4 bilhões de pessoas até 2030, por meio de iniciativas nos países em que atuamos”, conta Alberto Raich, VP e Gerente-Geral da Kellanova.
Assim, a Kellanova convida os brasileiros a se tornarem também #HeroisContraAFome. De acordo com a pesquisa em parceria com o Instituto IBPAD, 88% da população brasileira considera que a fome se agravou no Mundo e/ou no Brasil nos últimos anos, com maior concentração no Nordeste (67% afirmam conhecer pessoas em situação insegurança alimentar na região). Com isso, a Companhia lidera uma série de ações no mês de outubro, incluindo: doação de aproximadamente 20 toneladas de alimentos para complementar cestas básicas, ações de voluntariado com público interno e ações com varejistas com foco em conscientizar e engajar os consumidores na luta contra a fome.
“Há mais de uma década, estamos trilhando um caminho no combate à insegurança alimentar. Firmamos um compromisso em fomentar diálogos ativamente com nosso time e parceiros externos nessa causa. Em 2022, nossa dedicação resultou em 150 toneladas de alimentos doados e intensificamos nossos esforços a cada ano, buscando gerar um impacto positivo e significativo nas comunidades em que atuamos. Ao longo deste ano, já destinamos mais de 130 toneladas de mantimentos que representam quatro milhões de porções, impactando positivamente a vida de aproximadamente cem mil brasileiros. A meta é chegar a 160 toneladas”, completa Raich.
De acordo com o relatório ESG da Companhia², divulgado neste mês, desde 2015, globalmente, a Kellanova tem alimentado 252 milhões de pessoas que estão em situação de insegurança alimentar. Em 2022, a empresa distribuiu mais de 29 milhões de porções de alimentos em toda a América Latina, alimentando 1.8 milhão de pessoas. O número de porções doadas representa um incremento de 7% em relação ao ano anterior.
- “Relatório sobre a segurança alimentar e nutricional sustentável na América Latina e no Caribe em resposta à crise alimentar global” (2022), Comissão Económica para América Latina e Caraíbas (CEPAL), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).
- Relatório ESG “Dias Melhores” América Latina 2022
Sobre a Kellanova
A Kellanova (NYSE: K) conta com um legado de mais de 100 anos e é uma empresa global no segmento de snacks, cereais, panettones, biscoitos, refrescos em pó, massas e barras de cereais. Impulsionada por marcas como Pringles®, Cheez-It®, Sucrilhos®, Kellogg’s® Corn Flakes, Froot Loops®, Minueto®, Trink®, Parati®, entre outras, a visão da Kellanova é tornar-se líder nas diferentes categorias em que atua, desenvolvendo o potencial máximo de seus produtos diferenciados e a paixão de suas pessoas. Em 2022, o negócio gerou cerca de US$ 12,6 bilhões em vendas líquidas.
A Kellanova é guiada pelo propósito de criar dias melhores e um lugar à mesa para todos, por meio de marcas reconhecidas globalmente. A Companhia atua na promoção do acesso sustentável e equitativo aos alimentos, abordando a intersecção entre fome, sustentabilidade, bem-estar e equidade, diversidade e inclusão, com a ambição de cultivar ‘Dias Melhores’ para 4 bilhões de pessoas até o final de 2030. Acesse www.kellanova.com para mais informações.