A 11ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) aconteceu no dia 21 de setembro, na cidade de Iturama (MG). Durante a etapa, 1.015 animais de 11 pecuaristas foram avaliados. O evento, parte da 25ª edição do Circuito, teve sua sede nas instalações locais da Friboi, que, juntamente com a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, é uma das parceiras do campeonato. A Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) colaborou na coordenação.
“Foi notável como os animais se destacaram por serem jovens e pesados, estavam em excelente forma e apresentavam características desejáveis, como peso adequado e conformação exemplar. Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora testemunhar o comprometimento com a qualidade e o futuro da raça Nelore. Parabéns a todos os envolvidos por fazerem deste evento um verdadeiro marco na pecuária brasileira”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
“Mais uma vez, foi um sucesso! É admirável o comprometimento e a dedicação de todos os criadores que participaram desta etapa do Circuito. Sem exceção, eles apresentaram animais de qualidade excepcional, que receberam avaliações positivas e elogios pelos criatórios exemplares”, expressa Loy Rocha, gestor executivo da AMCN.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Entre os machos avaliados, cerca de 74% exibiram até dois dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de até 2 anos. No aspecto do peso, aproximadamente 69% dos animais demonstraram ter mais de 20 arrobas e a média foi de 21 arrobas.
Nesta etapa do Circuito, Vera Lúcia Savassi Bernardes, da Fazenda Capoezinhos, situada em Santa Vitória (MG), garantiu o título de campeã na categoria de machos, sendo agraciada com a Medalha de Ouro. Ademar Queiroz, da Fazenda Santa Rita, em Iturama (MG), recebeu a Medalha de Prata, enquanto a Medalha de Bronze foi concedida a Luciano Morais de Souza, da Fazenda Vertente da Moeda, localizada em Itapagipe (MG).
Além disso, Luiz Carlos Pereira, da Fazenda Seis Irmãos, localizada em Campina Verde (MG), foi vencedor da Medalha de Ouro por seu Melhor Lote de Carcaça de Machos Terminados em Pastagens.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 10/10 – Friboi de Senador Canedo (GO)
- 17 e 18/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)
- 24/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
- 09 e 10/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.