A Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu) realizará a quarta etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023, que acontecerá pela terceira vez neste ano na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, nos dias 17 e 18 de outubro, nas instalações do frigorífico Fridosa. Aproximadamente 1.000 animais Nelore serão avaliados durante esta etapa, que contará com o apoio técnico da equipe da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
“Estamos a caminho, mais uma vez, de Santa Cruz de La Sierra. Podemos observar que os criadores Nelore da Bolívia estão empenhados em manter e aprimorar as qualidades da raça, garantindo que ela continue a desempenhar um papel central na produção de carne bovina no país. É um exemplo da dedicação e paixão dos produtores bolivianos pelo gado Nelore, e temos certeza de que essa tradição de excelência continuará a prosperar nesta etapa”, declara Victor Miranda, presidente da ACNB.
Além disso, a Asocebu desempenha um papel fundamental na promoção e no desenvolvimento da pecuária Nelore na Bolívia, ajudando a organizar eventos, como o Circuito Nelore de Qualidade, e fornecendo suporte técnico aos criadores da região.
“Estamos empolgados para mais uma etapa boliviana. Esperamos cerca de 1.000 animais, entre machos e fêmeas, provenientes de 15 participantes. Nossa equipe está analisando cuidadosamente cada lote de animais que farão parte da avaliação, e os comentários até agora são extremamente positivos. Isso demonstra claramente que a pecuária boliviana está progredindo a passos largos”, comenta Juliano Santos, do frigorífico Fridosa.
Batizado como “Circuito Nelore de Qualidade Internacional – Bolívia”, a nova versão do campeonato terá seus vencedores sendo premiados durante a Nelore Fest, em dezembro, junto com os grandes campeões do Brasil. Além disso, a contabilização dos resultados será feita de forma independente da competição brasileira.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)
- 24/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
- 08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.