A 7ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, na cidade de Colatina (ES). Durante a etapa, 646 animais de oito pecuaristas foram avaliados. O evento, parte da 25ª edição do Circuito, teve sua sede nas instalações locais da Frisa, que, juntamente com a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, é uma das parceiras do campeonato. A Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) colaborou na coordenação.
Esta etapa contou com uma programação repleta de atividades e palestras técnicas ministradas pela Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Com a presença de aproximadamente 100 participantes, incluindo criadores, técnicos especializados, estudantes de ciências agrárias e líderes da região. A presença do presidente da ACNB Victor Miranda e do vice-presidente Dr. Nabih El Aouar, bem como dos diretores da Matsuda, Leonardo Matsuda e Leonardo Cerise, enriqueceu ainda mais o encontro.
“Os neloristas capixabas realizam um papel crucial na criação de gado e esta etapa foi prova disso. Estamos impressionados com a dedicação dos criadores locais, podemos avaliar animais jovens e com boa cobertura de gordura, resultado da dedicação e do trabalho incansável realizado na região. Contamos também com a inclusão de estagiários estudantes de ciências agrárias de instituições de ensino da região. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar de perto os trabalhos de avaliação realizados, adquirindo conhecimentos diretamente no campo”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
No total, 541 machos não castrados e 105 fêmeas tiveram suas carcaças avaliadas. Os 646 animais terminados em confinamento se destacaram pela excelente cobertura de gordura e pela sua juventude.
“O Estado do Espírito Santo desempenha um papel de grande relevância no cenário da criação da raça Nelore. Estamos imensamente felizes com os resultados obtidos nesta etapa do Circuito. A ACNB desempenha um papel fundamental na difusão de informações, na promoção da qualidade da raça e no incentivo aos criadores locais”, expressa Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACCN e da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Entre os machos avaliados, cerca de 81% exibiram até dois dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de até 2 anos. No aspecto do peso, aproximadamente 76% dos animais demonstraram ter mais de 19 arrobas e a média foi de 20,1 arrobas. Além disso, 66% dos animais apresentaram uma cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Nesta etapa do circuito, Dalton Dias Heringer da Fazenda Campo Verde, situada em Viana (ES), garantiu o título de campeão na categoria de machos pelo quinto ano consecutivo, sendo agraciado com a Medalha de Ouro. Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraíso em Mucurici (ES), recebeu a Medalha de Prata, enquanto a Medalha de Bronze foi concedida a José Eduardo Laviola Fernandes da Fazenda Esplanada, localizada em Montanha (ES).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Dentre as fêmeas que foram avaliadas, aproximadamente 72% delas exibiram a presença de até dois dentes incisivos permanentes, o que corresponde a uma idade em torno de 2 anos. Em relação ao peso, cerca de 68% desses animais tinham mais de 15 arrobas, com uma média de 16 arrobas. No que se refere à camada de gordura, cerca de 96%, apresentava uma cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Márcio Malafaia, cuja propriedade é a Fazenda Cassani 03 em São Roque do Canaã (ES), conquistou a Medalha de Ouro. Por sua vez, a Medalha de Prata foi concedida a Nilo Caiado Fraga, responsável da Fazenda Esplanada, situada em Montanha (ES). Além disso, vale ressaltar que os dois melhores lotes conquistaram a Medalha Ouro Branco.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 14/09 – Friboi de Lins (SP)
- 21/09 – Friboi de Iturama (MG)
- 22/09 – Friboi de Vilhena (RO)
- 26/09 – Friboi de Ituiutaba (MG)
- 28/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)
- 03/10 – Friboi de Pedra Preta (MT)
- 06/10 – Friboi de Mozarlândia (GO)
- 10/10 – Friboi de Senador Canedo (GO)
- 17 e 18/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)
- 24/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
- 09 e 10/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.