Sessão será mediada por Mônica de Roure, vice-presidenta e diretora de Relações Institucionais da BrazilFoundation
Ao impulsionar transformações sociais duradouras por meio do acesso igualitário a oportunidades, equidade de gênero, inclusão racial e proteção dos direitos humanos, a filantropia comunitária desempenha um papel cada vez mais relevante no enfrentamento às desigualdades. A importância das parcerias estratégicas entre fundações e institutos comunitários (FICs) e organizações e comunidades na promoção de justiça social é tema de um dos painéis do seminário Transformando Territórios, evento promovido pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, que ocorre no próximo dia 13, em São Paulo. O debate, mediado por Mônica de Roure, vice-presidenta e diretora de Relações Institucionais da BrazilFoundation, ocorre às 12h40.
Serão apresentadas experiências de sucesso e propostas para impulsionar as FICs como articuladoras no enfrentamento aos desafios de constituir um país autônomo de pessoas autônomas a partir de uma abordagem colaborativa e centrada nas comunidades, com foco na capacitação e desenvolvimento dessas no processo de identificação e resolução de problemas, a fim de promover transformação e justiça social.
A mesa de discussão mediada por Mônica terá participação de Diane Pereira, presidenta do Instituto Comunitário Baixada Maranhense; Gisele Ribeiro, presidenta da Associação Redes da Maré; e Willian Narzetti, presidente do ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis.
“Ao trazer a filantropia comunitária para o debate, estamos fortalecendo não apenas as FICs, mas também nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e inclusiva. Essa iniciativa certamente enriquecerá as discussões sobre como podemos promover transformações positivas e duradouras nas comunidades”, declara Mônica de Roure.
Seminário Transformando Territórios
Local: Comunitas – R. Pamplona, 1005 – Jardim Paulista, São Paulo/SP
Data: quarta-feira, 13 de setembro