Os principais temas ligados aos desafios da construção civil estarão em debate no Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), que se reúne no Recife, no auditório do Cais do Sertão, nos dias 28 e 29 de setembro. O objetivo do encontro, que contará com a presença de várias autoridades, é partilhar conhecimento e promover um intercâmbio de práticas que têm contribuído para a evolução do setor imobiliário e de obras públicas.
Entre os objetivos do Fórum, estão a promoção do aprendizado e incentivo à inovação; integração da cadeia e suas entidades; e o fortalecimento da comunicação entre as entidades, a cadeia e representantes, a fim de colher resultados impactantes para o setor; além da estruturação da gestão e da promoção de ações que assegurem recursos para atuação do fórum e das entidades do setor.
O Fórum vai reunir grandes nomes da política, com o objetivo de fortalecer a conexão entre os estados das Regiões Norte e Nordeste, discutir as necessidades, anseios e conflitos de cada um e definir um planejamento estratégico para a progressão dessas regiões no setor da construção. Entre as presenças, estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a governadora de Pernambuco Raquel Lyra; o prefeito do Recife João Campos, o ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro das Cidades, Jader Barbalho; o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira; e o diretor nacional de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger.
Estarão ainda presentes o deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP), presidente da Frente Parlamentar de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária; o presidente Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger; a secretária de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Simone Nunes; o diretor de Infraestrutura Ferroviária DNIT, José Eduardo Guidi; a arquiteta do Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados Ariadne Daher; a representante do GAP no Conselho Curador do FGTS, Henriqueta Alves; e o presidente da Cohab do Município de São Paulo, João Cury.
“O grande objetivo do Fórum é fortalecer a representatividade do Norte e Nordeste na indústria da construção. Discutimos os problemas do setor, que vão da linha ambiental até os programas com recursos para habitações. Além de políticas públicas para desenvolvimento dos estados e cidades das duas regiões, que são fundamentais para o segmento”, afirma Marcos Holanda, presidente do FNNIC.
O evento terá painéis com temas como “Os projetos estruturantes para o desenvolvimento das Regiões Norte e Nordeste”, “Revitalização de Centros Históricos”, “Habitação popular – Além dos Programas Federais”, “Nova lei do seguro habitacional para loteadoras e incorporadoras”, “Frente Parlamentar de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária”, “Operacionalização do MCMV”, “As alterações tributárias e seus efeitos para a construção civil no Norte e Nordeste do Brasil”, “Ações para impulsionar o desenvolvimento nas Regiões Norte e Nordeste”, “A importância das energias renováveis no Norte e Nordeste para o desenvolvimento do Brasil” e “Ações governamentais para o desenvolvimento econômico das Regiões Norte e Nordeste”. A programação (sujeita a alteração devido à agenda dos convidados) e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site https://recife.fnnic.net/.
A tecnologia no mercado imobiliário também será um ponto discutido no evento, principalmente com o avanço da inteligência artificial. “As novas tecnologias permitem que possamos utilizar nossa capacidade e desenvolver obras mais rápidas, eficientes e, consequentemente, mais baratas. Assim, conseguimos dar mais condições para os adquirentes realizarem seu sonho da casa própria”, completa Holanda.
O FNNIC foi responsável por desenvolver e promover novas formas de viabilização de projetos nacionais de interesse social, como “Casa Macapá”, além de promover projetos com impacto relevante para o setor, onde foram desenvolvidos estudos e análises de déficit nacional em comparação com programas habitacionais. Entre os objetivos do Fórum estão promover a integração da cadeia produtiva da construção por meio da interação das entidades locais com os representantes do Executivo e do Legislativo; participar de ações em parceria com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade; e resgatar a valorização das lideranças regionais. O Fórum também promove encontros periódicos, com o objetivo de ampliar a inovação nas empresas do setor, facilitando o debate sobre as dificuldades locais e produzir soluções regionais.
Sobre o FNNIC
O Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) foi criado em 1988 e mobiliza construtores e incorporadores dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, assim como autoridades e profissionais de renome para discutir temas pertinentes à atividade econômica sob o aspecto financeiro e de geração de emprego e renda. Desde 2021, realiza reuniões semestrais itinerantes, alternando entre capitais da região Norte e Nordeste, para partilhar conhecimento e promover um intercâmbio de práticas que têm contribuído para a evolução do setor imobiliário e de obras públicas. Os encontros já ocorreram em Maceió (2021), Macapá (2022), João Pessoa (2022), Manaus (2023) e agora será no Recife, em 28 e 29 de setembro, no Cais do Sertão.