Sete novos projetos começam a receber apoio da Chamada de Base Comunitária II da Plataforma Conexões Sustentáveis. O programa é implementado pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), com apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da Aliança Bioversity & CIAT. O objetivo é financiar propostas com foco em empreendedorismo e desenvolvimento sustentável de Barcarena, no Pará.
Nesta rodada, foram selecionados seis projetos no eixo de Geração de Renda, e um no eixo de socio biodiversidade. Há iniciativas voltadas para a capacitação profissional na área de corte e costura, artesanato, cabelo e barbearia e manutenção de bicicletas, além de melhorias na produção avícola e agrícola e introdução de sistemas energéticos renováveis. Até setembro, os selecionados devem assinar o Termo de Parceria que lhes dará acesso aos recursos disponíveis pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro e parceiros. Cada projeto receberá mais de 80 mil reais de incentivo. Confira a lista dos projetos no site da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS).
Durante um ano, os selecionados também receberão apoio de outras formas, por meio de acompanhamento dos projetos que consiste na análise de informações de relatórios, prestação de contas, visitas técnicas, participação em reuniões, capacitações temáticas voltadas para a boa gestão, entre outras, assim como análise dos impactos gerados no território de Barcarena e os resultados pretendidos.
“Cada vez que selecionamos novos projetos, estamos promovendo conexões entre diversos setores da sociedade para que eles executem ações concretas de impacto social no município, desta vez, em duas frentes muito importantes: socio biodiversidade e geração de renda”, destaca Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.
A Plataforma Conexões Sustentáveis busca financiar projetos socioambientais para promover transformações positivas em prol do desenvolvimento de Barcarena, beneficiando prioritariamente organizações comunitárias locais, que têm dificuldades de acesso a créditos. Em 2022, a Plataforma Conexões Sustentáveis lançou 15 novos projetos. Os projetos foram iniciados entre outubro e dezembro de 2022 e estão em desenvolvimento. O investimento nesta nova chamada será em torno de 600 mil reais.