Modalidade supre necessidade nutricional com alimentos líquidos por meio de sonda e pode ser feita em domicílio em todo o Brasil
“A alimentação dos pacientes envolve uma série de desafios, já que existem diversas condições de saúde que impedem o consumo de alimentos normalmente, via oral. Um derrame, por exemplo, pode impossibilitar a mastigação. Situações como essa exigem outra solução para o paciente receber todos os nutrientes necessários. A boa notícia é que é possível receber tais cuidados em casa, além do hospital. É aí que entra a dieta enteral, na forma líquida, administrada por sonda”, afirma Denise Yagui, CEO da Special, empresa pioneira no atendimento domiciliar no Brasil.
A dieta enteral deve ser sempre considerada no tratamento. Afinal, determinados pacientes podem necessitar desse recurso por um determinado período e voltar a se alimentar normalmente ou utilizar esse tipo de alimentação durante toda a vida. Uma das suas vantagens é que não precisa, necessariamente, ser realizada em ambiente hospitalar.
“A dieta enteral pode ser feita no lar, com diversos benefícios para o paciente, como menos chances de contaminação por infecções hospitalares, bem-estar e proximidade dos familiares. Outro ponto muito importante é que o tratamento domiciliar representa um leito ocupado a menos – hoje há no Brasil 2,03 leitos por mil habitantes, segundo o Ministério de Saúde. O ideal seria 2,5 leitos por mil habitantes”, reforça Denise.
A dieta enteral inclui os mesmos nutrientes da alimentação normal, com vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. A diferença está na forma como o alimento é oferecido: ao invés de “quebrado” no estômago e intestino, ele já está pronto para ser absorvido pelo corpo, em forma líquida, facilitando a distribuição pela corrente sanguínea.
Essa forma de dieta também estimula o estômago e o intestino, assim como acontece durante a alimentação convencional. Porém, é adaptada para ser mais facilmente absorvida pelo organismo. Além disso, pode ser utilizada por pessoas de todas as idades e é uma alternativa mais prática, de menor custo e elevada segurança, se comparada a outras formas de nutrição alternativas.
Denise Yagui informa que existe uma gama bastante diversa de dietas enterais, de acordo com as necessidades de cada pessoa e do seu quadro de saúde. Ela ressalta que é fundamental cuidar do passo a passo do processo. “É preciso que todos os equipamentos estejam higienizados, assim como as mãos do responsável pelo manuseio do equipamento e dos nutrientes. A dieta precisa estar em temperatura ambiente e ser administrada lentamente. Isso evita efeitos colaterais. Além disso, o paciente deve estar sentado de forma confortável, em ângulo de 45º. A Special tem equipe de nutricionistas para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
A Special é a primeira empresa brasileira a atuar no atendimento domiciliar em âmbito nacional, com equipe especializada para cuidar dos procedimentos e demais cuidados nas residências dos próprios pacientes, independentemente do estado ou cidade, contribuindo para a diminuição das internações hospitalares e reduzindo custos dos planos de saúde