Criado em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, o Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro em todo o país. O objetivo da data é estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, pensando principalmente no conceito de fidelização. Ou seja, o processo de construção da confiança do relacionamento do cliente com uma marca, ideia, produto ou serviço.
Passadas essas duas décadas de datas comemorativas, muito se avançou e se transformou no relacionamento entre as empresas e consumidores no país. Uma das principais mudanças foi a popularização dos chamados clubes ou planos de assinatura, modalidade por meio da qual o cliente adquire, por um valor recorrente, produtos ou serviços por uma certa periodicidade. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o modelo gera cerca de R$ 1 bilhão/ano na economia no Brasil e, atualmente, há mais de quatro opções de assinaturas, incluindo bebidas, produtos para pets, livros, roupas, entre outros.
Da economia de plataformas até os planos de assinatura, a forma de consumir e construir clientes vem se alterando rapidamente. Confira então algumas ações e produtos de empresas que têm alterado a forma de consumir no Brasil:
Natural One: sucos 100% naturais e leites vegetais
Líder de sucos 100% naturais e que estreia na categoria de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), a possui o Clube de Assinaturas Natural One, disponível para todo o Brasil, na qual os consumidores podem selecionar dentre os mais de 10 sabores de sucos e os quatro de bebida vegetal preferidos e recebê-los em um período definido sem sair de casa. O serviço garante benefícios exclusivos, como brindes e 30% de desconto, além de frete grátis em assinaturas acima de R$150, sendo totalmente customizável: pode-se trocar os sabores, tamanhos e a periodicidade da entrega, que pode ser semanal, quinzenal ou semanal. Para assinar o clube, basta acessar o site da empresa e fazer o cadastro.
Petlove: produtos para cães e gatos
A Petlove, maior ecossistema pet do Brasil, disponibiliza aos clientes o Repet, modalidade gratuita de assinatura customizável de acordo com a preferência do tutor, no qual pode-se escolher a frequência e o dia da entrega, bem como alterar os produtos a qualquer momento, adiantar ou pular uma compra. São mais de 15 mil itens disponíveis nos segmentos de alimentação, higiene, beleza, acessórios, medicina, entre outros. Além disso, os clientes que optarem pela compra recorrente têm acesso a vários benefícios, como 15% de desconto e frete grátis no primeiro pedido, cashback e brindes exclusivos e 10% de desconto nas compras seguintes. É possível se cadastrar no site da empresa e escolher o plano ideal para cada perfil cliente.
Loja do Mecânico
A Loja do Mecânico é a principal plataforma omnichannel de máquinas e ferramentas da América Latina. Por meio do seu formato omnichannel e um portfólio que conta com mais de 60 mil produtos que vão desde máquinas e ferramentas de alta qualidade em diversas linhas, incluindo as marcas próprias como a Fortg e Lith, além de marcas exclusivas como a Deko, que atendem diversos segmentos como mecânica, marcenaria, construção, jardinagem, dentre outros. A empresa atua com um modelo de negócios que permite ao cliente comprar no canal de sua escolha, na loja ou online e com opção de retirar ou receber em casa. Atualmente, a Loja do Mecânico conta com 16 lojas distribuídas em Barueri, Franca, Ribeirão Preto, Jundiaí, Limeira, Campinas, Praia Grande, Sorocaba, Jacareí, Presidente Prudente, Marília, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Belo Horizonte.