Setembro marca os 45 anos do Consórcio Araucária no sul do país. O grupo nasceu de um convite da Ford Brasil para que as concessionárias da marca atuassem no mercado paranaense, quando o Consórcio Nacional Ford deixava o estado.
E em 1978, duas concessionárias, a Âncora Veículos, de Noel Lobo Guimarães e a Olsen Veículos, de Marcos José Olsen, se uniram para abrir o Consórcio Araucária. A empresa paranaense, se tornou assim uma das mais respeitadas e sólidas do mercado de consórcios da região. E partir de 1990 expandiu, quando mudanças na Lei Ferrari abriram as possibilidades de uso da carta de crédito, permitindo que as vendas fossem feitas para todas as marcas.
De parceira regional da Ford, a empresa expandiu e hoje atua somente com consórcios, focada no grande crescimento do mercado. Só neste ano o mercado de consórcios no Brasil cresceu 8,7%, segundo dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (ABAC).
O Gerente Regional, Alecsander Daré, destaca a trajetória da empresa, que opera na comercialização de grupos de consórcio nos segmentos de automóveis, imóveis, caminhões, motocicletas e serviços. “Nossa história é um exemplo de resiliência e visão estratégica. O segmento vem numa crescente nos últimos 20 anos, e temos nos destacado com avanços extraordinários”
“O produto consórcio é extremamente resiliente, independente das oscilações no mercado com altas ou baixas taxas de juros. É uma indústria que continua crescendo e atende tanto o consorciado que quer planejar a vida financeira e a construção de um patrimônio, como o investidor que precisa se proteger e aplicar corretamente os recursos. Por isso, apesar da pandemia e de momentos de instabilidade política e econômica, o setor de consórcios bateu recordes e seguem em alta no País”, analisou.
A administradora paranaense acompanha o crescimento nacional e, somente no primeiro semestre de 2023, teve um avanço de 16%, com aumento de 18% no consórcio de imóveis, 13% em automóveis e 7% em motocicletas.
Segundo Daré, a inovação é uma das características mais marcante da empresa, que possui serviços exclusivos dentro do mercado de consórcios para atendimento personalizado a diferentes públicos.
Além dos grupos tradicionais de imóveis e automóveis, o Consórcio Araucária possui grupos para atendimento dos interessados em adquirir imóveis no exterior pelo “My Place” e soluções exclusivas para compra de bens móveis no MCA (Modalidade de Contemplação Acelerada), um grupo em reúne dois públicos distintos: o comprador com pressa para adquirir o bem e o investidor que deseja maior rentabilidade e segurança.
“Contemplamos todas as cotas de compradores até a quarta assembleia. A partir da quinta assembleia, os investidores começam a ser contemplados com a correção do investimento em torno de 16% ao ano”, explicou Daré.
Outro destaque no portfólio do Consórcio Araucária é o “My Church”, plano voltado para igrejas que necessitam dos recursos para reformas, ampliações de templos e aquisição de imóveis, além do “Condofaz”, exclusivo para condomínios residenciais e comerciais.
Nesse mês de setembro, para comemorar seus 45 anos de história, o Consórcio Araucária apresenta ao mercado recentes lançamentos como o Troca Fácil, que é a oferta de um veículo usado pelo valor da tabela FIPE ou um imóvel quitado como lance, sem a necessidade de vendê-los.
O Construfácil é outra modalidade em que o valor do terreno entra como lance e o crédito líquido fica totalmente disponível para construir, e o Quita Fácil, possibilita que os valores pagos para o banco ou construtora entrem como lance para quitação de financiamento imobiliário ou aquisição de um imóvel na planta.
O Consórcio Araucária mantém sua sede comercial em Curitiba, mas possui unidades de negócios estrategicamente distribuídas em todo o estado do Paraná e Santa Catarina.
Ao longo de sua história, o Consórcio Araucária desempenhou um papel fundamental no movimento econômico da região, contribuindo para o crescimento do setor.