Aconteceu em Belén (Paraguai), no dia 30 de agosto, a terceira etapa internacional do 25º Circuito Nelore de Qualidade, organizada pela Associação Paraguai dos Criadores de Nelore (APCN), em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Foi a maior etapa já realizada no país, com a avaliação de 2.106 animais de 22 pecuaristas. O evento foi realizado nas instalações da Minerva Foods, uma das parceiras do campeonato juntamente com a Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Ficamos impressionados com esta etapa, que reuniu predominantemente animais não castrados e terminados em confinamento. Destaque à juventude e à qualidade de terminação de suas carcaças. Essa abordagem é um testemunho da dedicação e do comprometimento dos neloristas paraguaios. Parabenizamos todos os criadores envolvidos, que objetivam elevar o padrão da criação do Nelore”, destaca Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.
“As etapas internacionais do Circuito Nelore de Qualidade são exemplos de cooperação entre países, promovendo o intercâmbio de conhecimento e práticas de criação de gado. Ficamos impressionados com a magnitude da etapa. Estamos empolgados para futuras colaborações e para continuar a promover a excelência da indústria da carne bovina. Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para o Nelore no Paraguai e no Brasil”, conta Bruno Wasmosy, presidente da APCN.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Dentre os machos avaliados, cerca de 94,5% exibiram até dois dentes incisivos permanentes, sinalizando idade de até 2 anos. Em relação ao peso, 82% dos animais demonstraram ter carcaça quente com mais de 18 arrobas – a média geral foi de 20,2 arrobas. Além disso, 63% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme – ideal para os frigoríficos.
A Agrícola Ganadera San Marcos SRL, de Itakyry, Alto Paraná, conquistou o título de campeã na categoria Melhor Lote de Carcaças de Machos e foi agraciada com a Medalha de Ouro. A Agropecuária. Ind. e Forestal Central Del Paraguay S/A, da Estância Pa’i Kuara, de Capitan Bado, Amambay, recebeu a Medalha de Prata, enquanto a Medalha de Bronze foi para Luis Fernando Soljancic Vargas, da Estância Novillo Moroti, de Tacuati, San Pedro.
Calendário do Circuito Nelore de Qualidade
As próximas etapas acontecem nas seguintes datas:
- 21/09 – Friboi de Iturama (MG)
- 22/09 – Friboi de Vilhena (RO)
- 26/09 – Friboi de Ituiutaba (MG)
- 28/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)
- 03/10 – Friboi de Pedra Preta (MT)
- 06/10 – Friboi de Mozarlândia (GO)
- 10/10 – Friboi de Senador Canedo (GO)
- 17 e 18/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)
- 24/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
- 09 e 10/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Minerva Foods, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.