A assessoria de imprensa vem passando por transformações ao longo dos anos.
Com a pandemia de Covid-19, houve a necessidade de digitalizar as empresas, fazendo com que as estratégias fossem alinhadas promovendo resultados positivos.
Contudo, o marketing apresenta grande importância , uma vez que é o grande responsável por conteúdos de qualidade e bons resultados nos navegadores.
Para que você entenda melhor essa junção de estratégias de marketing e assessoria de imprensa, preparamos esse artigo.
Vamos lá?
Relevância das ações de marketing para empresas
Resumidamente, o marketing vai além de peças publicitárias, as ações envolvem pesquisa, planejamento e estratégias.
Isso para que auxilie empresas a entenderem suas necessidades e de seus clientes.
Assim, é feito o posicionamento de maneira certeira para oferecer aos consumidores os produtos e serviços certos.
Portanto, independente do porte e segmento da empresa, as ações de marketing são essenciais.
Os benefícios são muitos, entre eles:
- Melhor relacionamento com clientes;
- Aumento de novos clientes;
- Fidelização de antigos clientes;
- Análise certeira sobre o comportamento e desejo dos consumidores;
- Maior entendimento da concorrência;
- Planejamento de ações estratégicas;
- Fortalecimento da imagem e marca;
- Posicionamento relevante no mercado.
Além disso, fatores internos, como, uma melhoria da imagem perante ao público em relação aos colaboradores podem ser notados.
Relação entre Marketing e Assessoria de Imprensa
Marketing e Assessoria de Imprensa, estão relacionados com a confiança entre consumidor e empresa com base em uma comunicação prática.
Ambos possuem o objetivo de realizar vendas.
Assim como OKR para times de produtos, que atua com a responsabilidade de diversos aspectos ligados à gestão de um produto digital, o que inclui a experiência dos usuários.
A assessoria de imprensa atua com com seus próprios OKRs e processos de produção, revisão e envio de conteúdo.
Por outro lado, o marketing utiliza a automação de elementos para programação de posts, análises, SEO e inbound.
Uma coisa é certa, ambos funcionam perfeitamente juntos, e os resultados são satisfatórios para todos os envolvidos.
Importância da união das áreas
A missão principal e o futuro da assessoria de imprensa, são as apresentações da marca, para os veículos de comunicação.
Assim, a marca ganha espaço e os assessores conquistam um relacionamento com jornalistas para campanhas futuras.
O marketing oferece pautas, o que deixa o cargo com maior produção.
Porém ambos são importantes para as empresas.
Atuam em ocasiões como:
- Lançamento de produtos e serviços;
- Inovações do setor;
- Sucesso com clientes;
- Movimentações financeiras capazes de impactar o mercado;
- Proporcionar materiais e conteúdos ricos.
Além disso, essa união é importante para definir tons de comunicação.
Fazendo com que o público leia a matéria sobre a empresa e a reconheça, ou seja, é criado uma identidade visual.
5 estratégias de marketing para assessoria de imprensa
O investimento em estratégias de marketing se tornou prioridade para milhares de empresas.
Isso só foi possível, pois a conquista de público-alvo é bem mais fácil pelo método digital.
Não é novidade que o Marketing 5.0 veio para ficar.
Trata-se de um conceito que une a tecnologia com o fator humano.
A fim de atrair, conquistar e ganhar a confiança dos clientes, fazendo com que a empresa esteja atenta às necessidades do seu público.
Se você deseja atingir bons resultados, é necessário apostar em algumas estratégias.
Separamos 5 dicas para te ajudar!
#1 Relacionamento com micro influenciadores
O relacionamento que esses profissionais proporcionam ao público, é estreitado com base na confiança passada.
As atividades do dia são compartilhadas, opiniões são expressadas e as marcas são avaliadas de maneira verdadeira.
Isso faz com que os consumidores queiram acompanhar esse profissional, e consequentemente aderir a marca da sua empresa.
#2 Monitoramento em tempo real
As consequências do monitoramento em tempo real vem sendo um diferencial na competitividade entre as empresas.
Seja para acompanhar o comportamento do consumidor, monitorar o mercado ou ainda vigiar concorrentes.
A reputação é acompanhada no Brasil e no mundo.
#3 Ações de podcast
Quanto maior a diversidade de comunicação, maiores as chances de atingir diferentes públicos e fazer com que a mensagem chegue a mais pessoas.
Os podcasts vem crescendo, fazendo com que o país seja o 2ª no ranking de produção mundial de podcast.
Apostar na variação de conteúdo, é o mesmo que aumentar a visibilidade do seu negócio.
#4 Link Building
Essa estratégia de SEO, visa construir uma rede de links para que a página faça o direcionamento de tráfego.
Após, ocorre o fortalecimento de autoridade dentro dos mecanismos de busca. A sua empresa ganha boas classificações nas pesquisas do Google, por exemplo.
#5 Produções de vídeos
Um dos métodos mais utilizados para conseguir engajamento é transmitir mensagens visuais.
Podem ser no formato de vídeo empresarial, educativo ou de mídias sociais. Por serem dinâmicos, causam impactos visuais.
Ademais, a junção entre marketing e assessoria de imprensa proporciona ideias estratégicas para o direcionamento dos conteúdos pautados.
Que tal começar a utilizar as dicas que colocamos aí em cima, e sair na frente com a sua empresa.