Novo estudo do Capterra analisa se práticas de desligamento costumam ser aplicadas no universo das pequenas e médias empresas (PMEs), destacando especialmente como é feita a transferência de conhecimento entre o funcionário que sai e quem fica
O fim de uma relação profissional pode ser complexo, mas uma estratégia de offboarding pode tornar essa etapa mais eficiente. No entanto, no caso das PMEs, pouco mais de um terço (32%) implementam ações de desligamento.
É o que mostra novo estudo do Capterra, plataforma de comparação de softwares, que realizou uma pesquisa online com 1.024 trabalhadores de PMEs para investigar como funciona o processo de desligamento nessas companhias.
Algumas das ações de offboarding incluem preparação de documentação, devolução de equipamentos e entrevista para colher feedback do funcionário que deixa a organização. Neste último quesito, dos respondentes que disseram que sua empresa possui estratégia de offboarding, 76% relataram que a empresa realiza entrevistas com os funcionários demitidos.
O processo de offboarding inclui também a organização da transferência de conhecimento entre os trabalhadores, que tem sido realizada da seguinte maneira pelas PMEs:
- Em 38% das companhias, quem sai se reúne com quem assume a posição para realizar a transferência;
- Já em 37% das empresas, o novo funcionário segue as diretrizes desenvolvidas para o cargo;
- Outros 22% disseram que é solicitado que o funcionário de saída descreva suas responsabilidades e tarefas para entregar.
“Apenas 3% dos entrevistados apontou que sua companhia não possui um programa específico para gerenciar a transferência de conhecimento, mostrando que as PMEs estão atentas à importância de organizar a troca de conhecimento de forma a não perder informações relevantes pelo caminho”, comenta Marcela Gava, analista do Capterra responsável pelo estudo.
A transferência de conhecimento pode ser simplificada com o uso de sistemas de gestão de conhecimento, por exemplo, que podem reunir todas informações necessárias para a execução de tarefas relativas a um cargo.
59% das PMEs geralmente comunicam funcionários sobre demissão de outros trabalhadores
Quando se trata de demissões, não é incomum que gere especulações entre equipes. Uma maneira de evitar esse tipo de situação é optar por ser transparente com os funcionários.
Nesse contexto, pouco mais da metade dos respondentes (59%) disseram que sua empresa geralmente comunica a demissão de funcionários a todos os colaboradores da empresa.
Dos que fazem esse tipo de comunicação, 8 de cada 10 (81%) comentaram que são os gerentes quem são os encarregados de comunicar pessoalmente seus colaboradores sobre a demissão de outros funcionários.