Além de uma sobremesa: conheça os benefícios do chocolate para o cérebro

Read Time:2 Minute, 3 Second

Conhecido pelo sabor, o chocolate também pode contribuir para o funcionamento do organismo quando consumido de maneira correta

É comum que o chocolate seja considerado um alimento que “foge da dieta”, no entanto, o que poucas pessoas sabem é que, quando consumido moderadamente, pode trazer diversos benefícios para a saúde e para o funcionamento do cérebro humano.

 

O cacau, ingrediente-base do chocolate, é o que atribui os principais princípios ativos e benefícios deste alimento. Dessa forma, uma das maneiras de aproveitar ao máximo as qualidades de sua matéria-prima é consumir chocolates com alto teor de cacau, ou seja, os mais amargos. 

 

A sensação boa que temos ao provar o chocolate não vem à toa. O cacau possui altas concentrações de feniletilamina, neurotransmissor envolvido na regulação do humor e na sensação de bem-estar, também conhecido como transmissor da paixão. Dessa forma, o chocolate pode comprovadamente ajudar nos sintomas de depressão durante o dia a dia.

 

O funcionamento do cérebro está diretamente ligado ao fluxo sanguíneo que alimenta o órgão, sendo até mesmo associado com o agravamento de sintomas presentes em condições como depressão, transtorno bipolar e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Assim, alimentos considerados benéficos para a atividade cerebral costumam ser aqueles com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como o chocolate.

 

Segundo pesquisas divulgadas no Journal of American College of Nutrition, o cacau contribui de forma importante para a saúde dos vasos sanguíneos e possui capacidade de reduzir a pressão arterial. Isso não quer dizer que seu consumo deva ser descontrolado! Para maximizar os benefícios, prefira sempre chocolates com mais de 40% de cacau em sua composição.

 

As qualidades presentes em um alimento não são suficientes para explicar seu consumo desenfreado. Quando consumido de forma exagerada, o chocolate pode acentuar o risco de diabetes e os sintomas da ansiedade. No entanto, não podemos tratá-lo como um grande vilão alimentício, afinal, conhecemos vários benefícios incríveis do consumo moderado em poucas porções no dia a dia.

O melhor de conhecer todas as qualidades escondidas do chocolate é utilizar de sua versatilidade para implementar o cacau no dia a dia. Em barra, brigadeiro ou em um delicioso brownie – com shoyu, que ajuda a acentuar ainda mais o sabor de nosso ingrediente principal -, o chocolate amargo pode ser usado nas mais diferentes receitas, e, para aqueles que não são tão fãs, pode ajudar a tornar o consumo em pequenas quantidades mais regular.