O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Com isso, as empresas precisam encontrar novas formas de atrair, avaliar e contratar os melhores talentos para seus negócios. As plataformas de recrutamento e seleção se tornam aliadas estratégicas nesse momento, pois oferecem soluções tecnológicas que facilitam e agilizam todo o processo de contratação. Elas trazem diversos benefícios para as empresas, como confirma uma pesquisa feita pelo Infojobs que aponta que 86% dos recrutadores afirmam que com a tecnologia houve uma redução no tempo gasto para fechar uma vaga. Destes, 66% dizem que o tempo médio atual é de 3 a 10 dias.
Para confirmar esta tendência, uma pesquisa realizada pelo Infojobs com mais de 10 mil profissionais de todo o Brasil revelou que 82% deles afirmam que buscam vagas de emprego por meio de plataformas digitais, como sites, aplicativos e redes sociais. Além disso, 74% preferem se candidatar a vagas que tenham um processo seletivo totalmente online. Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs e porta-voz do Pandapé, elas são fundamentais para acompanhar as transformações do mercado de trabalho e as novas demandas das empresas e dos profissionais. “O nosso objetivo é inspirar o crescimento profissional das pessoas e das empresas, oferecendo soluções inovadoras, eficazes e facilitadoras para o recrutamento e seleção”, comentou.
Um dos softwares de RH mais completos do mercado, o Pandapé, possui integração exclusiva com o Infojobs, que conta com mais de 52 milhões de currículos na sua base de dados. O software permite que as empresas gerenciem todo o processo seletivo em um único lugar, desde a divulgação das vagas até a contratação dos candidatos. Além disso, conta com recursos como inteligência artificial, testes comportamentais, entrevistas por vídeo, gamificação, chatbot, entre outros.
Segundo a executiva, uma tendência que deve marcar o futuro do trabalho é a da inclusão social e da diversidade. Cada vez mais, as empresas estão reconhecendo a importância de ter equipes plurais, que reflitam a diversidade da sociedade e que possam contribuir com diferentes perspectivas, experiências e ideias. “Os softwares de recrutamento e seleção podem auxiliar as empresas nesse sentido, pois oferecem ferramentas para eliminar vieses inconscientes, promover a equidade e valorizar as competências dos candidatos, independentemente de gênero, raça, idade, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra característica.”
A modalidade de trabalho anywhere office, que ganhou muita força durante a pandemia de covid-19, traz benefícios tanto para os profissionais, que podem ter mais autonomia, flexibilidade e qualidade de vida, quanto para as empresas, que podem reduzir custos com infraestrutura e ampliar o leque de talentos disponíveis. Essas ferramentas facilitam esse tipo de modelo, pois permitem que as empresas busquem candidatos em qualquer região, país ou continente, sem barreiras geográficas ou culturais.
Segundo a Andressa Carvalho, recrutadora na Wurth do Brasil e cliente do Pandapé, um dos principais pontos positivos do aplicativo é a possibilidade de acompanhar métricas e indicadores relevantes para avaliar a eficiência dos processos seletivos: “Na plataforma, conseguimos acesso a um banco de talentos robusto, dashboards atualizados do processo de recrutamento e seleção e acesso a busca ativa de talentos no banco do próprio infojobs. Além disso, atingimos cerca de 35% de redução de custos em nossos processos, através da aquisição da plataforma.”, comentou.
“Os softwares de recrutamento e seleção também favorecem a inovação e a competitividade das empresas no mercado. Ao utilizar soluções tecnológicas para atrair e selecionar talentos, as empresas demonstram que estão alinhadas às tendências digitais e que valorizam a modernização dos seus processos. Além disso, ao contratar profissionais qualificados e alinhados à cultura organizacional, as empresas aumentam sua capacidade de gerar valor para seus clientes e stakeholders,” finaliza a porta-voz do Pandapé.