Apesar de muitos escolherem atuar com carro próprio, alugar um veículo é uma saída muito mais econômica e simples no final do mês
Atualmente, no Brasil, é bastante comum você encontrar algum conhecido que seja motorista de aplicativo. Essa renda extra geralmente é muito bem-vinda, e quem gosta de dirigir tem a oportunidade única de unir o trabalho com a paixão.
De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), há atualmente 1,2 milhão de motoristas de aplicativo em todo o território nacional.
Muito disso se deve a facilidade que essas plataformas oferecem para que os profissionais se cadastrem e consigam, com poucos processos burocráticos, já sair dirigindo e ganhando seu precioso dinheiro.
Entretanto, nem sempre compensa levar o seu próprio carro para esse tipo de trabalho. Os gastos com manutenção e desgaste nem sempre compensam no final das contas para abater no valor arrecadado pelas viagens.
Saída encontrada pelos motoristas
Por conta disso, muitos motoristas têm preferido o aluguel de carros para aplicativos. Com isso, eles precisam se preocupar somente com a gasolina, já que a depreciação e manutenção ficam inteiramente por conta da concessionária, saindo muito mais em conta do que utilizar veículos próprios.
Ao escolher um modelo de carro econômico, o motorista consegue economizar ainda mais em gasolina e arrecadar mais no final das viagens, já que o valor destinado para esse fim será infinitamente menor.
O que o motorista precisa para conseguir alugar um carro?
Geralmente, para aqueles que querem alugar um carro, existem algumas regras que devem ser seguidas para conseguir finalizar o processo, sendo elas:
- Algumas pedem comprovação de que possui uma vaga para guardar o veículo;
- Possuir a Carteira Nacional de Habilitação definitiva;
- Não apresentar mais de 33 pontos na CNH;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Ter ao menos 21 anos de idade.
Geralmente são oferecidos pacotes e condições de aluguel, que variam muito. Algumas exigem uma adesão mínima de 1 mês ao contrato, com renovação automática, contanto que não houvesse troca de veículo dentro deste período.
Entretanto, nestes casos, existe a possibilidade de escolher planos semanais ou mensais, cujos limites de quilometragem rodada ou com quilometragem ilimitada são escolhidos por você. Mas é importante checar se existe cobrança por quilômetros adicionais.
Mas como escolher um bom carro?
Existem várias métricas essenciais que podem ser usadas para definir o modelo de carro ideal para rodar como motorista de aplicativo; vamos a elas.
Modelo do veículo
Neste caso, é importante que o carro se adeque às suas necessidades. Verifique se ele é automático, ou não, e escolha conforme a sua preferência de condução, afinal de contas, não são todos os motoristas que gostam de câmbio automático.
Além disso, é necessário ter atenção também às necessidades dos passageiros. Por conta disso, algumas concessionárias acabam colocando nos planos para motoristas de aluguel os sedans, justamente por conta do seu interior espaçoso, o que acaba oferecendo mais conforto para o passageiro durante o trajeto.
Acessórios
Junto do modelo, os acessórios também devem ser peças importantes para se levar em consideração. O ar-condicionado, por exemplo, é um equipamento que costuma agradar bastante os passageiros, principalmente nos dias escaldantes de verão.
Sem contar a verificação de itens como cintos de segurança, que precisam estar em ótimo estado não somente por conta da fiscalização, mas também para garantir seu bom funcionamento. Investir em outros acessórios que não vêm junto do carro é uma excelente pedida para oferecer uma atmosfera de conforto para o seu passageiro.
Tamanho
Apesar de ser um ponto óbvio, nem sempre isso é levado em consideração. Como você estará trabalhando na rua, nem sempre você conseguirá trajetos que seguem em grandes ruas ou estradas.
Geralmente as corridas são em vielas, ou ruas estreitas, onde um carro de grande porte não vai caber. Apesar de ter um público bastante específico que prefere veículos assim, o ideal é que você encontre um ponto de equilíbrio, onde consiga ter a imponência de um modelo, sem precisar sacrificar a sua desenvoltura.
Quilometragem
Antes de escolher, é sempre importante verificar a quilometragem do veículo, além de procurar saber o quanto é permitido rodar dentro do plano escolhido por você. Isso possibilita um bom planejamento de horas trabalhadas por dia, e assim, conseguir encontrar um plano justo e que consiga te dar um retorno financeiro positivo.
Entretanto, se você está em um período de teste, ou precisa de um plano de quilometragem ilimitada por algum outro motivo, também é uma excelente pedida, apesar de o preço ser um pouco maior do que os planos em que os limites de rodagem são bem mais definidos.