Em um mundo cada vez mais conectado e automatizado, encontrar tempo para se movimentar pode ser desafiador. No entanto, especialistas em saúde reforçam a importância de incorporar a atividade física regular à rotina. Isso porque existem vários benefícios que vão muito além do condicionamento físico. Diante dessa realidade, a UNIASSELVI promove o II Movimento é Saúde?
O evento, que acontece nesta quarta-feira (30), apresentará às 19h, por meio do canal da instituição no YouTube, a MasterClass O exercício aeróbio na promoção da saúde. Além disso, a partir das 20h15min, também haverá a mesa redonda com o tema “A prática da corrida e os aspectos nutricionais”.
A movimentação física não apenas ajuda a controlar o peso corporal, mas também desempenha um papel fundamental na prevenção de uma série de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, problemas cardíacos e hipertensão. A atividade física também tem impacto positivo na saúde mental. A liberação de endorfinas durante as atividades ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando o humor e a sensação geral de bem-estar. Por isso, a recomendação da prática faz parte de tratamentos para distúrbios de humor e condições como depressão.
Isso não significa que a movimentação precisa ser extremamente intensa. Caminhadas frequentes, sessões leves de alongamento ou outras ocupações recreativas podem favorecer o organismo ao longo do tempo. O mais importante é encontrar algo que seja prazeroso e sustentável para manter a consistência.
Convidados
A MasterClass O exercício aeróbio na promoção da saúde será conduzida pelo Professor de Treinamento Esportivo, Benedito Sérgio Denadai, graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Fisiologia e Pós-Doutoramento em Fisiologia do Exercício. Além disso, ele dá aulas em cursos do Comitê Olímpico Brasileiro.
Já a mesa redonda sobre A prática da corrida e os aspectos nutricionais contará com a presença dos convidados Rogério Corvino, João Raimundo, Daniela Miranda e do moderador Paulo Salvador.
Serviço
O que: II Movimento é Saúde?
Quando: 30/8, às 19h
Onde: UNIASSELVI no YouTube
Valor: gratuito
Por Redação UNIASSELVI