No mês de agosto, entrou no ar o site de Autonomia Autoral Digital Docente (AADD) da Vitru Educação. O espaço digital permite que os níveis dos atores pedagógicos sejam classificados por meio de um programa certificador. Estimular, valorizar e reconhecer o desenvolvimento das competências virtuais dos profissionais são os objetivos da iniciativa.
A página foi desenvolvida para acompanhar a constante evolução de qualificação do quadro docente. O programa inovador permite que professores e tutores estejam preparados para atender à realidade e às necessidades dos alunos.
Tendo em vista a qualificação da experiência de aprendizagem e o sucesso acadêmico, a instituição entende que a autonomia neste contexto é gerada por meio de conhecimento e tentativas. Por isso, segue criando e estimulando as habilidades dos docentes.
Segundo Janes Tomelin, vice-presidente Acadêmico da Vitru, o programa se destaca como uma ferramenta essencial. “Com esse lançamento, a Vitru Educação reafirma o seu papel de vanguarda no setor educacional, ao proporcionar aos atores pedagógicos a oportunidade de reconhecimento em um novo patamar de excelência pedagógica.”
Thuinie Daros, Diretora de Planejamento e responsável pelo programa, esclarece que o AADD representa não apenas uma certificação, mas uma verdadeira alavanca estratégica. “É possível fomentar a qualidade educacional da Vitru. Além disso, estamos estimulando e capacitando nossos profissionais a liderarem a transformação digital no ensino, impactando positivamente a qualidade da experiência de aprendizagem e o sucesso acadêmico dos nossos estudantes.”
Três tipos de certificações
Para certificar os usuários, estão disponíveis três modelos de medalhas virtuais. É por meio delas que se certificam o reconhecimento e a verificação das experiências educacionais.
Elas são facilmente compartilháveis e permitem que os profissionais da educação demonstrem suas conquistas de forma transparente e ampliem a visibilidade no mercado de trabalho.
No portal AADD, elas são de cor verde, laranja e verde, e representam, respectivamente, os níveis Explorador, Competente e Proficiente. Cada certificação é concedida de acordo com as aptidões apresentadas.
Assim, a iniciativa pioneira, projetada para estimular e reconhecer o desenvolvimento das competências digitais e a autonomia dos professores e tutores, destaca-se como uma ferramenta essencial para o sucesso acadêmico dos estudantes. O período de submissão de candidaturas para o programa AADD está em andamento e vai até 30 de agosto.
Por Redação Vitru