Saiba como investir com segurança e de forma estratégica, mesmo sendo novo no mundo das finanças
O mercado financeiro pode parecer complexo, mas, quando se trata da sua estabilidade econômica no futuro, investimentos são a chave para conquistá-la. Importante mesmo é dar o primeiro passo e começar a colocar a sua solidez como prioridade.
O que te impede de começar a investir no seu bem-estar e no da sua família? Caso o problema seja insegurança ou incerteza por conta da falta de experiência, saiba que todos os grandes investidores começam do zero e passam a aproveitar as oportunidades de negócio.
E por falar em oportunidade, essa é a sua chance de conhecer melhor o mercado econômico, pois desenvolvemos um guia que explica de forma direta e simplificada como ingressar neste meio das finanças.
Dicas de como começar a investir do zero
- Defina seus objetivos e estabeleça um planejamento financeiro
Esse é o ponto de partida, pois a partir dele você saberá o produto financeiro ideal e se investirá em renda fixa ou variável. Faça um mapeamento com seu orçamento, seus gastos e o valor que pode investir.
O ideal é aplicar cerca de 20% do seu rendimento. A regra dos 50 – 30 – 20 pode te ajudar: 50% da sua receita vai para o seu custo de vida e coisas essenciais, 30% é destinado a lazer e coisas não essenciais e 20% para investimentos.
- Conheça os tipos de investimentos
Existem duas modalidades de investimentos:
A renda fixa, com percentual de rendimento prefixado e que possui a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Exemplos: Tesouro Direto Selic, CDB, LCA, RDB, LCI e fundos prefixados.
A renda variável, em que o rendimento varia conforme o índice escolhido, podendo ser até mesmo negativo e sem garantia do FGC. Exemplos: ações da Bolsa, Tesouro IPCA, fundos imobiliários, moedas digitais, títulos pós-fixados do Tesouro Direto, etc.
- Comece com investimentos de baixo risco e estabeleça metas
O aconselhável para conhecer o mercado financeiro é iniciar com investimentos de renda fixa e estabelecer suas prioridades com seus rendimentos.
- Avalie a liquidez e diversifique seus investimentos
Diversificar sua carteira ampliará seus rendimentos, mas é importante mensurar a liquidez dos ativos, ou seja, a facilidade com que eles se convertem em dinheiro.
Como os brasileiros costumam investir seu dinheiro?
Os investimentos são importantes e já fazem parte da mentalidade dos brasileiros, principalmente das gerações Z e Millennial.
De acordo com a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Anbima com mais de 160 milhões de participantes, 1 em cada 3 pessoas investe em produtos financeiros – isso corresponde a 36%, totalizando cerca de 60 milhões de investidores em 2022.
Ainda segundo a Anbima, a expectativa é que em 2023 o número de investidores no Brasil aumente 5 pontos percentuais.
A maioria do capital é aplicada na poupança (26% dos entrevistados), seguida de imóveis, títulos privados e fundos de investimentos (4%). As ações, os títulos públicos, a previdência privada e as criptomoedas ficam com a menor parcela, cerca de 2% a 3% da preferência.
Já a Bolsa de Valores teve um crescimento de 200 mil investidores pessoa física em renda variável entre o 2° e 3° trimestre de 2022, e os de renda fixa aumentaram de 9,6 milhões para 12,6 milhões. O Tesouro Direto apresentou uma alta de 25%, em relação a 2021.
Os investidores devem se atentar, principalmente, aos valores da Taxa Selic, ações em alta, cotações vigentes e situação do Ibovespa hoje, o principal índice da B3.